Sincronicidades na Vida

0
186
Imagem: Arquivo do Colunista

Sincronicidades na vida ocorrem muitas, mas estamos preparados para perceber os sinais? Somos sensíveis para perceber a sincronicidade afetando o nosso destino? A sincronicidade abre um caminho para que escutemos o nosso coração e ativa a intuição humana.

Quem primeiro reconheceu q os eventos sincrônicos, ou coincidências significativas, tinham um sentido maior e que se relacionavam com a nossa psique (mente) foi o psicólogo suíço Carl G. Jung (1875-1961).

Um exemplo prático: Hoje estacionados com nosso carro, num local com vista panorâmica mas isolado, com a chegada de um indivíduo de moto, tivemos a percepção de que um assalto poderia ocorrer e, quase simultaneamente  um  outro  carro estacionou ao lado e isto alterou às circunstâncias no meu entorno, o que me permitiu ir embora sem maiores transtornos. Creio que minha intuição funcionou, eu captei os sinais, agi e imagino que tenha me livrado de uma situação bastante desagradável.

Sincronicidades – Considerações importantes

Segundo C. Jung a repetição é um dos mecanismos básicos da nossa psique. As coisas se repetem, se repetem – em sonhos, símbolos ou acontecimentos – até que finalmente, a nossa compreensão sobre algo é despertada. Jung afirmava que temos quatro funções básicas: razão, emoção, sensação e intuição – geralmente uma delas é predominante. Mas quando trabalhamos internamente na direção do equilíbrio, uma nova função é acrescentada: a sincronicidade.

Em nossas pesquisas, localizamos um interessante blog abordando a Sincronicidade e outros temas sobre as mágicas da vida. Sim, pois nosso viver é no mínimo mágico, tanto que recentemente escrevemos dois Posts sobre “Mágicas Formas de Viver”.
Veja 7 Sinais de que o Universo está nos ensinando através da sincronicidade – do Blog “Despertar Coletivo“.

Como saber se você está vivenciando experiências de sincronicidade? … Alguns exemplos mais comuns:

  1. Encontrando “por acaso”, recebendo uma ligação, uma mensagem ou um e-mail de alguém que você está pensando a respeito.
  2. Cruzando aleatoriamente com um produto que soluciona o exato problema que você tem, mesmo que você não esteja procurando por ele. De repente o anúncio ou o item na loja chega até você como se dissesse: “Aqui! Isso é exatamente o que você precisa!”
  3. Assistindo algum filme ou série que possui história que espelha às suas próprias questões atuais.
  4. Ouvindo desconhecidos em público falando sobre coisas que você vem refletindo sobre a sua vida.
  5. Encontrando de maneira repentina uma pessoa que é capaz de te apoiar diante de um desafio recente, como se ela tivesse sido entregue diretamente a você com este propósito.
  6. Recebendo uma mensagem reanimadora, por vezes fora do contexto, mas na hora certa. Você escuta alguma palavra positiva ou se depara com algum tipo de ensinamento elevado.
  7. Compreendendo uma incrível sincronia. Uma coisa após a outra é percebida exatamente no momento correto e tudo se alinha perfeitamente.

Esteja atento aos sinais!  Embora estes sejam grandes exemplos, a sincronicidade é um fenômeno ilimitado, podendo acontecer em diferentes áreas na sua vida.

Compartilhar
Sérgio Boeira Kappel
Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls.Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC.Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento.Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO