Como superar os 5 piores pesadelos do processo de emagrecimento

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Imagem: pixel / shutterstock

Os segredos para manter uma alimentação saudável. Muitas pessoas só se preocupam com as atividades físicas, mas a verdade é que o principal fator a ser considerado para o emagrecimento é a alimentação.

Rodrigo Polesso, certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, Califórnia, conta que existem muitos fatores importantes que devem ser trabalhados ao longo do processo de reeducação alimentar. “É preciso encarar a busca por uma vida mais magra e saudável como uma meta muito mais importante que qualquer outra”.

“Saúde é o pré-requisito para se ter relacionamentos, trabalho, bens materiais, e o que mais for importante. Sem saúde, não há nada que possa existir com sucesso”. O especialista ensina os cinco vilões do emagrecimento, e como vencê-los.

1 – Os hábitos

Os nossos hábitos alimentares foram construídos ao longo de muitas décadas, e por isso podem ser tão difíceis de se vencer. “Nenhum hábito de longa data é fácil de ser quebrado, e alimentação é particularmente mais difícil, porque está relacionada a algo que fazemos todos os dias”. Além dos fatores metabólicos e hormonais, que fazem as pessoas serem praticamente viciadas em elementos como o açúcar e farináceos, por exemplo, a falta de informação correta sobre alimentação pode atrapalhar ainda mais na mudança de hábitos. “Ninguém tem motivação de seguir em frente com algo que não está dando resultado”.

2 – A expectativa

É importante não colocar expectativas altas logo no começo do processo de emagrecimento. “Na primeira semana de um processo como o Código Emagrecer de Vez, é muito normal perder até cerca de 4kg logo nos primeiros dias, mas eu fico receoso sempre que as pessoas comemoram demais, pois isso pode significar que a barra de expectativas ficará muito alta”. Assim, é preciso compreender que as primeiras semanas são atípicas, e não criar expectativas de emagrecer com tanta rapidez. “Uma verdadeira reeducação alimentar não é um passe de mágica, por isso precisa ser encarada como um processo mais longo. É por isso que é preciso definir uma decisão muito forte de mudar e voltar-se totalmente ao objetivo de emagrecer”.

Essa vontade precisa ser reforçada e renovada ao longo do tempo. “Esteja focado na tendência dos seus resultados e não nos resultados pontuais de cada dia ou da semana”.

3 – A balança

Outro vilão do emagrecimento pode ser, por mais estranho que pareça, a balança! As pessoas são condicionadas a considerar o equipamento como único método de se medir o progresso de uma dieta ou de um programa de alimentação. “É importante lembrar sempre que a balança mede o peso bruto, mas não mostra o que está realmente acontecendo dentro do corpo”, explica, sugerindo que outros pontos sejam pensados. “Preste atenção em como você se sente no dia a dia, na sua disposição e nas medidas do seu corpo”. O peso do corpo muda ao longo do dia. “Procure entender a medição da balança como apenas um dos muitos fatores a serem analisados, e não fique se pesando o tempo todo”.

4 – O paladar

É preciso aceitar as mudanças no paladar, especialmente quando se trata de restringir os carboidratos refinados e processados – e consequentemente o açúcar – da dieta. “Tenha a cabeça aberta para mudanças”, sugere. Em seu programa de emagrecimento, ele conta já ter visto muitas pessoas que se espantam ao descobrirem o verdadeiro sabor de certos alimentos, e que encontram prazer no sabor do café, por exemplo. “Muitas pessoas acostumadas a bebidas adocicadas, a princípio acham ruim colocar o Estévia no café, por exemplo”, sugerindo que as pessoas ousem na mudança e passem a consumir, gradativamente, a bebida sem açúcar. “Não é o café que é ruim, seus hábitos que não estão alinhados ainda, então você precisa passar por um período de adaptação”, ensina, destacando que muitas pessoas se espantam quando começam a consumir alimentos diferentes e encontram prazer no sabor deles. “Tenha uma cabeça aberta: se você quer começar a seguir uma direção diferente, você precisa começar a fazer coisas diferentes”.

5 – As pessoas

Por fim, o especialista alerta para que sejam evitadas as pessoas que atrapalham a transformação da alimentação e o processo de emagrecimento. “Procure se cercar de pessoas que estejam no mesmo barco ou que te apoiem em sua decisão”. O quanto somos suscetíveis à influência do meio em que estamos, e conta a importância dos fóruns e espaços de interação que oferece, tanto no programa de emagrecimento quanto no portal Tribo Forte. “Nós somos pessoas sociais, e tendemos a ser parecidos com a média das cinco pessoas com quem mais convivemos”, lembrando que o emagrecimento é sempre mais rápido e fácil quando se convive com quem apoia.


Rodrigo Polesso é especialista em Nutrição Otimizada e criador do programa online de emagrecimento Código Emagrecer de Vez.

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