Como melhorar a qualidade dos seus relacionamentos

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Imagem: Toda Comunicação

Confira estratégia simples, que promete melhorar em 100% a qualidade de suas relações interpessoais.

A grande maioria das pessoas não está presente para o mundo de emoções está acontecendo dentro delas a todo momento. O tempo todo, estamos sentindo algum tipo de emoção, embora não tenhamos consciência disso. Ter consciência das nossas emoções é importante porque é a emoção que determina o nosso comportamento. Tanto é assim, que você age totalmente diferente quando está feliz, do que quando está triste, do que quando está com ciúmes, do que quando está com raiva.

Estar consciente de suas emoções é a primeira coisa a fazer para melhorar a qualidade das suas relações interpessoais, explica a coach de Inteligência Emocional e Headtrainer, Inessa Franco.

A especialista desenvolveu uma estratégia, que aplicou em sua própria vida e resultou em melhoras significativas, e conta que antes disso, as coisas eram diferentes: “Durante muito tempo, eu não tinha consciência das minhas emoções, e chegava em um ambiente sempre observando como o ambiente estava, para, a partir daí determinar o meu comportamento. Na prática, meu comportamento e meu humor eram totalmente adaptáveis e dependiam do local e das pessoas que estavam ao redor”, diz.

A maioria das pessoas agem assim, e as consequências desse tipo de comportamento podem ser muito ruins, visto que, mesmo sem perceber, o indivíduo passa a permitir que outras pessoas tenham controle sobre sua vida. “O que eu demorei um pouco para entender e hoje transmito aos meus clientes, é que é preciso estar determinado sobre como você quer que seja o seu dia, e estar comprometido com isso, e não pode permitir que os acontecimentos ou as pessoas determinem o seu estado interior, porque assim, você se torna muito vulnerável. Você simplesmente perde o controle da sua vida, porque seu comportamento e suas emoções passam a ser determinadas por outras pessoas. Além disso, quando o indivíduo espera para agir de acordo com o ambiente e com os outros, é comum que se sinta sobrecarregado emocionalmente, pois se permite absorver emoções que não são verdadeiramente suas”.

A estratégia, consiste em ter uma atitude mais ativa sobre a própria vida, fazendo com que o indivíduo tenha total controle sobre suas próprias ações e emoções, tirando esse poder das mãos de outras pessoas. “Eu utilizo a estratégia que costumo chamar de ‘apesar de…’. Isso significa que, independentemente do ambiente em que eu vá e das pessoas que estarão comigo, eu me conecto e determino o objetivo de como eu desejo me comportar e me sentir, apesar de qualquer coisa que possa acontecer”.

Na pratica: “Então, por exemplo, quando eu saio de casa para qualquer coisa, desde uma reunião de trabalho, atendimento, para um encontro com amigas, reunião de família, enfim… eu determino como eu quero me sentir naquele ambiente e com aquelas pessoas, como eu quero que seja o meu dia, a minha tarde, a minha noite,  e de acordo com o que eu determinei eu já foco os meus pensamentos para que eu pense que eu estou comprometida comigo de estar bem, de estar feliz, de me divertir … vai depender do contexto… e já com esses pensamentos de que o meu dia vai ser, por exemplo: feliz, porque eu determinei, eu já penso várias coisas positivas a respeito, já coloco um sorriso no rosto, já determino que vou chegar sorrindo, que não importa o que aconteça, eu sei como quero me sentir e que o que eu vou sentir depende só de mim.”

“Reuniões de família foram, no passado, momentos de tensão. Sei que é assim para muita gente. As pessoas evitam se encontrar para não brigarem. Quando eu determino que quero estar feliz com aquelas pessoas e é isso que vou fazer, não importa o que aconteça… pronto, você vai lá e faz. O que é preciso? Definir antes o que você quer, depois direcionar o seu foco para pensamentos positivos a respeito daquela situação, em seguida ter comportamentos que se alinhem com o que você definiu. Pronto!

“Muitas pessoas, saem de casa, pensando em como elas não querem que aconteçam, e no fim das contas acaba acontecendo exatamente aquilo que elas não queriam. Isso porque, estavam focadas naquilo que não queriam, ao invés de focarem naquilo que queriam.”

Os benefícios para as pessoas que utilizam essa estratégia são inúmeros e podem ser sentidos em todos os contextos da vida. “Assumir essa atitude mudou minha vida da água para o vinho e eu pretendo agora, transmitir essa estratégia para que os meus clientes possam sentir os mesmos benefícios que eu sinto. Eu passei a ser dona do meu próprio estado emocional, tendo total controle de minhas ações, meus sentimentos e pensamentos. Como principal resultado, atualmente eu sinto uma grande melhora em minhas atitudes e minhas relações com outras pessoas e comigo mesma. Agora me sinto muito mais livre e leve para ser eu mesma, apesar de todos e de tudo o que possa acontecer”.


Inessa Franco é coach de Inteligência Emocional e headtrainer e autora do Treinamento Power Self, do E-book ‘Desperte Seu Poder’, do Programa em áudio ‘Direcione Seu Dia: 7 Etapas para um dia produtivo e feliz’ e do programa Master Self ON TOP – Coaching em Grupo Online, e co-autora do livro ‘O Segredo do Sucesso Pessoal’. www.inessafranco.com.br

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