10 dicas para manter a nossa beleza

0
237
Mulheres tirando self
Imagem: laura6 / shutterstock

Quando se aborda o tema beleza, mesmo quando parece estar se cuidando, a maioria pode na verdade, estar se detonando.

O cirurgião plástico Dr. Francisco Alionis Neto deixa 10 dicas para manter a beleza e a saúde de um jeito simples e rotineiro.

1 – Atividade física: se exercitar com regularidade é importante não apenas para a beleza, mas para a saúde como um todo. Tornar a atividade um hábito é um desafio cujos resultados se refletem no espelho e na autoestima.

2 – Dieta: não é preciso se privar de comer o que gosta para ter um corpo curvilíneo, mas é preciso manter o equilíbrio na hora de montar o prato. Priorizar alimentos naturais e integrais vai auxiliar o funcionamento correto do organismo, detonar a fome e ajudar a eliminar os quilinhos a mais. Deixe as gostosuras apenas para um dia na semana, preferencialmente em um dia útil, assim fica mais fácil controlar o cardápio.

3 – Hidratação: não é clichê! Beber água ajuda a hidratar a pele e os cabelos de dentro para fora, elimina as toxinas, a retenção hídrica e a celulite. A conta são cerca de 30 ml de água por dia para cada quilo corporal.

4 – Cuidado com o sol: os raios solares são importantes para a produção de vitamina D, mas em excesso detonam as fibras de colágeno, levando à manchas e flacidez. Sem contar no risco de câncer de pele – mesmo no inverno. Use o sol com moderação.

5 – Dormir bem: é durante a noite que as nossas células se regeneram. Além disso, há a liberação de alguns hormônios importantes, como o do crescimento, que levam a uma renovação das células e, constantemente, mais firmeza à pele.

6 – Elimine hábitos ruins: o consumo frequente de bebidas alcoólicas e o tabagismo são inimigos de quem quer se manter bela. Um causa edema e desidrata os tecidos, o outro oxida as células levando a um envelhecimento precoce e causa vasoconstrição.

7 – Usar sutiã: as mulheres com seios grandes não pode descuidar do sutiã. Por mais incômodo que a lingerie possa ser, ela é uma aliada que dá sustentação às mamas, evitando a flacidez e problemas de coluna. Escolha o sutiã adequado ao seu tipo de corpo e de mama e sinta a diferença na beleza e na saúde.

8 – Saiba escolher as roupas: o uso de calças muito justas e apertadas pode ficar lindo no visual, mas não favorece a beleza. Ao ficar muito agarrada no corpo, a peça prejudica a circulação do sangue e favorece o aparecimento da celulite e da flacidez.

9 – Anticoncepcional só com prescrição: o uso de medicamento contraceptivo deve ser indicado pelo médico. Usá-lo inadvertidamente pode causar um desequilíbrio hormonal, levar a edema, excesso de oleosidade na pele e cabelos e aumento na celulite.

10 – Banho muito quente: apesar de confortável nos dias frios, o banho quente remove a hidratação natural da pele, deixando-a ressecada e favorecendo assim o surgimento de sulcos e linhas finas. O cabelo também pode ter um efeito rebote, com incremento na produção de óleo para repor o que foi perdido durante o banho.


Dr. Francisco Alionis Neto é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residências de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Irmandade da Santa Casa de São Paulo e pelo SUS-SP, especialista em Reconstrução Mamária pelo Hospital da Mulher – Pérola Byington São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC) e da Internacional da American Society of Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS). Membro do corpo clínico dos hospitais Albert Einstein, São Luiz, Samaritano, Santa Isabel e São Rafael. www.francisconeto.com.br

Compartilhar

DEIXE SEU COMENTÁRIO