Dicas para manter a pele saudável durante o outono e inverno

0
433
Imagem: Photo-graphe / Shutterstock

Como o maior órgão do corpo humano, a pele, sofre com os efeitos do clima durante o outono e inverno. A baixa umidade do ar associada ao frio pode provocar irritações e descamações na pele, além de doenças como dermatite atópica ou seborreica geralmente ocasionadas pelo ressecamento excessivo da pele.

Esses são apenas alguns dos motivos pelo qual a esteticista Fernanda Secco, alerta que é imprescindível manter a pele hidratada. “Além de prevenir doenças, a hidratação também previne o envelhecimento pois mantém a elasticidade e flexibilidade da pele”, explica.

Algumas dicas de cuidados com a pele no frio, para que ele seja um aliado e não um inimigo:

1 – Hidratação é essencial para manter a pele com aspecto saudável
No entanto, a esteticista explica que não basta apenas utilizar cremes hidrantes, é preciso entender que a hidratação deve ocorrer interna e externamente. “Beber água (pelo menos 2 litros ao dia) vai ajudar a pele a responder muito melhor aos próximos cuidados. Vale lembrar também que cada pele tem uma necessidade diferente e o hidrante conta sim, mas é preciso escolher um para o corpo e outro para o rosto”, esclarece.

2 – Use e abuse da água termal
A água termal tem comprovada ação calmante, anti-inflamatório, anti-irritante e antioxidante da pele, ajudando a restaurar o pH e dar uma aparência saudável para sua pele.

3 – Evite banhos muito quentes
Segundo Fernanda, a água quente retira parte da barreira protetora da pele e isso promove o ressecamento que, ao longo do tempo, deixa a derme com aspecto craquelado, proporcionando o prurido após o banho.

4 – Faça calor, frio, chuva ou sol o protetor solar deve ser utilizado diariamente.
“É muito comum nessa época do ano as pessoas deixarem de usar o filtro solar, mas os raios ultravioletas conseguem ultrapassar a camada de nuvens e podem causar mais danos à pele”, explica.

5 –  Invista em tratamentos estéticos
Por causa da menor exposição ao sol, o outono/inverno é época ideal para investir em tratamentos como peeling, microagulhamento ou procedimentos com laser ou luz pulsada. Esse tratamento utiliza aparelhos, massagens e máscaras especificas para hidratar o rosto, deixando-o mais viçoso e saudável.


Fernanda Secco é esteticista do Espaço Pathrícia Prieto, uma clínica que oferece uma lista completa de serviços e tratamentos nas áreas de saúde, estética e bem-estar. O Espaço Pathrícia Prieto conta com uma equipe especializada no tratamento de dor, reabilitação, acupuntura, estética (tratamentos corporais, tratamentos faciais e bem-estar) e nutrição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO