Platinado: principais dúvidas sobre a coloração

0
275
Loira de chapéu
Imagem: TerriC / Shutterstock

Na contramão da tendência blackout, com tons de dourado, avelã e cobre, o cabelo platinado se mantém firme como coloração.

“Como ele imprime um ar elegante e sofisticado, a mulher que o usa precisa saber sustenta-lo”, conta o hair stylist Rondy Gonçalves. Platinado é monocromático e, como o próprio nome sugere, é um tom claríssimo de fundo frio, criado através da combinação de pigmentos violeta e cinza, ou seja, passa bem longe de tons amarelos.

Para esclarecer mais sobre o assunto, sete principais dúvidas sobre a coloração:

  1. O cabelo platinado está na moda?

Os cabelos loiros nunca saem da moda. Hoje em dia o tom mais procurado pelas clientes é o loiro platinado. É um tom que fica entre o branco e o cinza, mas não foge do loiro que é a cor predominante.

  1. O tom combina com que tons de pele?

O loiro platinado cai bem para vários tons de pele. Entretanto, as mulheres que têm pele amarelada devem ficar mais atentas, pois como possuem um tom de pele “quente”, ele deve ser harmonizado com tons quentes de cabelo, como acobreados, dourados ou avermelhados.

  1. O platinado nas pontas, como em mechas californianas, pode ser uma opção para quem tem a pele mais escura?

Sim, pois como o platinado é trabalhado apenas nas pontas, os cabelos ao redor do rosto podem levar um tom mais escuro, harmonizando a aparência.

  1. Para platinar, na maioria das vezes, é necessário descolorir todo o cabelo. Esse procedimento pode ser feito em casa?

É sempre bom fazer a química no salão, pois se a pessoa já tiver algum outro processo químico no cabelo como, por exemplo, um alisamento, o resultado final pode não ser satisfatório. O cabelo pode não clarear ou até clarear demais, além de acabar mais agredido que no salão (pois preparamos os fios para receber química), chegando à indesejável quebra.

  1. Para platinar é necessário matizar os fios, aplicando uma coloração ou tonalizante violeta. É possível fazer esse procedimento em casa?

Não é bom fazer em casa, pois os produtos utilizados geralmente não são os adequados para tal resultado. Os shampoos violetas, por exemplo, se mal utilizados podem retirar o brilho do loiro e até manchar os cabelos. Se ficar por mais tempo que deve, pode até ficar roxo.

  1. Quais são os cuidados (antes e depois) para platinar o cabelo?

As madeixas platinadas devem ser tratadas antes e depois do procedimento devido à quantidade de química que é utilizada. Após platinar, não se deve fazer mais química. O ideal é que seja feita uma hidratação pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias.

  1. Todo mundo pode platinar o cabelo?

Nem todo mundo pode fazer. Pessoas de pele muito branca não devem fazer, pois isso dará uma impressão de palidez. Quanto às texturas, para os finos (afro) também não é indicado. Cabelos que tem químicas como alisamentos (guantina, tiagricolato de amônia ou sódio) não podem fazer também, pois estes compostos não são compatíveis e podem danificar os fios.


Rondy Gonçalves é hair stylist do Platinum Visage, localizado no Vila da Serra/MG. www.platinumvisage.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO