Pão branco poderia ser tão bom para você quanto o integral

0
149
Imagem: Hypescience

Você já deve ter ouvido falar que pão integral, pão fermentado e outros são melhores para a saúde do que pão branco. Provavelmente, você paga bem mais caro desse tipo de produto, cuja propaganda promete que é muito mais benéfico para você.

E, no entanto, eles talvez não sejam.

Um novo estudo do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel, afirmou que generalizações sobre que tipo de pão é mais saudável não se aplicam – em vez disso, o que é saudável de comer é uma questão muito mais pessoal, relacionada à biologia única de cada pessoa.

O estudo foi publicado na revista científica Cell Metabolism.

Nenhuma diferença

A pesquisa não viu diferenças significativas em marcadores metabólicos, independentemente de os voluntários comerem um pão integral fermentado em casa ou um pão branco produzido industrialmente.

“Nós tínhamos certeza de que o pão integral seria uma escolha mais saudável, mas, para nossa surpresa, não encontramos diferença entre os efeitos na saúde dos dois tipos de pão”, disse um dos pesquisadores do estudo, Eran Segal.

O pão fermentado é tipicamente feito com micróbios que remontam a tempos antigos, enquanto que os pães brancos são cozidos com cepas que remontam apenas 150 anos.

Tal diferença, além da falta de processamento artificial, levaram muitos a acreditar que eles eram mais saudáveis e melhores para nossos corpos.

O estudo

Segal e sua equipe recrutaram 20 participantes e observaram-nos ao longo de duas semanas. 10 passaram uma semana comendo pão fermentado caseiro e depois uma semana comendo pão branco industrial, enquanto os outros 10 fizeram o inverso.

O experimento descobriu que os níveis de açúcar no sangue, minerais e enzimas hepáticas foram afetados pela ingestão de pão, mas, estranhamente, o tipo de pão não fez diferença real.

Pães fermentados integrais, por exemplo, supostamente ajudam a moderar o nível de açúcar no sangue. De fato, cerca de metade dos voluntários acabaram com níveis mais elevados de açúcar no sangue depois de comer pão branco, como esperado. A outra metade, porém, apresentou maiores níveis de açúcar no sangue depois de comer justamente os pães fermentados.

“Provavelmente porque a resposta do corpo ao pão é algo altamente pessoal”, afirmou Elinav.

Ressalvas

Os pesquisadores não estão dizendo que o pão integral de repente não é uma escolha saudável, apenas que o corpo de cada pessoa responde aos tipos de pão de forma diferente.

O estudo também analisou o microbioma dos participantes e descobriu que a composição particular das bactérias intestinais de cada um poderia prever algumas de suas reações aos tipos de pão.

Vale ressaltar que o estudo baseou-se em um tamanho de amostra muito pequeno, e durou um curto período de tempo, por isso é muito cedo para aplicar esses achados universalmente.

Outra limitação do estudo é que o que constitui uma receita de pão típico também pode variar em diferentes partes do mundo, o que pode influenciar os valores nutricionais específicos daqueles apresentados nesta experiência.

Entretanto, fica o aviso: não tenha tanta certeza de que um pão integral caseiro será melhor para sua saúde do que um pão branco industrial. Vale a pena prestar atenção em como seu corpo responde a uma dieta variada, e basear seus hábitos alimentares no que lhe dá o melhor resultado.


Por: Natasha Romanzoti – Hypescience

DEIXE SEU COMENTÁRIO