Você tem hematomas com facilidade?

0
172
O hematoma se forma devido a uma lesão da parede da veia ou aumento da sua permeabilidade após uma inflamação.

Hematomas? Você está trocando de roupa ou tomando banho e descobre um hematoma na sua perna ou braço. Sem acreditar, você se pergunta: “De onde veio isso? Não me lembro de ter batido em nada!”. Na maioria das vezes, você não identifica a causa e eles desaparecem junto à sua preocupação.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, embora a maioria dos hematomas seja provocada por traumas, o Lipedema é uma causa MUITO comum de hematomas espontâneos em braços e pernas e tem tratamento. “Se a pessoa apresenta hematomas no peito, costas, abdômen ou rosto sem trauma é necessário fazer uma pesquisa para identificar a causa”, alerta.

O hematoma se forma devido a uma lesão da parede da veia ou aumento da sua permeabilidade após uma inflamação, como no Lipedema. Uma vez que a pele está íntegra, você não verá sangramento externo. Além disso, o hematoma altera a coloração da pele. Primeiramente ela fica vermelha ou purpúrea e à medida que vai curando, fica roxa, verde e amarela. A área geralmente também fica inchada e dolorosa.

Certos medicamentos fazem com que os hematomas se formem mais facilmente por afinarem o sangue, como aspirina, antiinflamatórios, clopidogrel e anticoagulantes.

“Mesmo suplementos sem receita médica, como alho, ginkgo biloba, ginseng e óleo de peixe podem inibir a função das plaquetas e causar hematomas. Esse efeito é mais preocupante em idosos que são mais suscetíveis a quedas e possuem pele mais fina”.

Outras possíveis causas de hematomas são:

  • Deficiências de vitamina B12, vitamina C ou vitamina K;
  • Doença de Von Willebrand, hemofilia e alterações da função plaquetária;
  • Abuso de álcool;
  • Desnutrição.

Ajuda médica sempre deve ser procurada quando:

  • O hematoma não mostra sinais de melhora após uma semana;
  • Está localizado em uma parte do corpo onde um trauma é improvável (peito, costas, abdômen ou rosto);
  • Continua ocorrendo ou volta.

Não hesite em procurar ajuda médica. Cuide-se.


Dr. Daniel Benitti é cirurgião vascular, formado pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. Especialista em Cirurgia Geral e Trauma pelo Hospital das Clínicas da USP; Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pelo Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital das Clínicas da USP. www.ocirurgiaovascular.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO