A gestão do tempo e o equilíbrio da vida profissional e pessoal

0
341
Imagem: geralt / shutterstock

O equilíbrio profissional e pessoal sempre foi e será cada vez mais um desafio. Manter algumas regras pode ajudar a minimizar os danos a nossa mente, como estresse e a ansiedade.

Não vamos aqui falar de modelos psicológicos, mas sim sobre como com técnicas fáceis que estão ao nosso alcance podemos melhorar o nosso dia a dia.

Então aí vão algumas dicas. Vamos focar na gestão do tempo. O tempo é o mesmo todos os dias e parece que fica cada vez mais curto!

Se melhorarmos a administração destas valiosas horas e minutos ficará mais fácil avançar no restante. Algumas dicas:

  1. Faça uma lista de prioridades:

– Primeiro pontue todas as suas atividades, no trabalho e também na vida pessoal.

– Não vale roubar para nenhum dos lados. Se bem que acabamos sempre levando o lado profissional como prioridade total (que é importante), mas temos que ter tempo para tudo, principalmente para a família.

– Além disto precisamos de um tempo para recarregar nossa mente. Então, marque um happy hour com os amigos ou alguma coisa assim. Confesso que para mim também é difícil! Mas me esforço muito para isto.

  1. Depois de criada a lista, crie um ranking não esquecendo de que temos algumas atividades obrigatórias, todos os dias e que estas tarefas também devem ser alocadas da mais importante para a menos importante.

– Se forem muitos itens você terá que reclassificar e definir o que pode ser retirado. Mas, veja, se eliminarmos um pouco do tempo que ficamos com o celular nos vários apps talvez sobre mais um tempinho. O Brasil é o segundo país no mundo em minutos gastos em mídias sociais e você como eu, com certeza fazemos parte desta estatística.

– Utilize uma agenda ou planilha e tente dividir estas atividades durante a sua semana. Acompanhe dia a dia e veja o quanto você vem avançando. Planejamento e acompanhamento é tudo!

– Considere no mínimo 3 tarefas pessoais e 3 profissionais para serem cumpridas todos os dias.

– Lembre-se daquela tríade, priorize o que é realmente importante, as urgentes podem ser delegadas, e as outras atividades podem ser deixadas para depois ou eliminadas. Dizer “não” é uma dica valiosa!

  1. Minimize as distrações do trabalho, pois isto fará com que o seu tempo renda mais e você poderá sair no horário sem prejudicar suas atividades profissionais.

– Não participe de reuniões desnecessárias (um problema em todas as corporações hoje) e estabeleça horários para aquele cafezinho. Não fique muito tempo na tela do face, nem se deixe envolver com papo furado. Utilize seu tempo de forma inteligente.

  1. Cumpra horários:

– Tente chegar no horário correto ao seu trabalho, mas também saia no horário determinado regularmente. Assim que você conseguir minimizar os outros fatores que impactam seu dia você irá conseguir sair no horário correto.

– Vejo que isto passou a ser quase um crime! Lógico…existem dias que há a necessidade de avançar um pouquinho no seu horário, mas isto deve ser uma exceção, portanto não faça disto uma rotina! Mais uma vez, saiba dizer não!

  1. No trabalho procure tecnologias que possam ajudá-lo a melhorar a sua performance e maximizar o seu tempo. Hoje existem várias ferramentas para isto.

– Mas também valorize o tempo com a sua família e amigos, estando com eles de verdade. Pode ser apenas trinta minutos, mas tem que ter qualidade.

  1. Saúde é fundamental, então não deixe de inserir na sua agenda pelo menos 3 horários para praticar exercícios.
  2. Tenha um tempo para o ócio, pelo menos uma vez por semana. Ele é necessário para instigar a criatividade, ajudar na tomada de decisões, na resolução de problemas, etc.

– Um tempinho para aprender novas coisas também é bom, não é? Você pode estipular ler alguma coisa nova toda semana, pode ser algum tema do seu interesse e que te motive ou traga novas possibilidades. Além disto, você pode aproveitar o seu tempo no trânsito, pois hoje existem vários aplicativos de audiobooks disponíveis.

– Lembre-se ainda de dedicar alguns minutos ao autoconhecimento, através do exercício da espiritualidade. Isto trará equilíbrio e uma maior facilidade para lidar com o seu tempo.

Afff! Cansei… Em resumo, utilize o seu tempo com sabedoria, pois o tempo é muito valioso para deixarmos ao acaso ou nas mãos de outros.

Participe do Workshop: “Bases emocionais para uma boa qualidade de vida”.

Adriana Vieira
Adriana Vieira, esposa, mãe, consultora, facilitadora e sócia da Move2Up, empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano, com foco em formação profissional, resultados e qualidade de vida. Formada em Propaganda e Marketing pela FMU, Aprendizagem e Gestão do Conhecimento - FGV e agora uma aluna de pós-graduação em neurociências da Santa Casa de São Paulo, afora outros tantos cursos de especialização. Com 28 anos em grandes empresas da indústria farmacêutica, a maior parte deles, se dedicando ao desenvolvimento e preparação de profissionais que hoje ocupam posições de destaque nas empresas que atuam. Seu lema é “O impossível não existe, só depende de nós!”

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here