Reforce seus Talentos e Competências

0
1276
Imagem: Engin_Akyurt / Shutterstock

Conhecer os nossos pontos fortes e gaps é indispensável para obtermos sucesso em qualquer área de nossas vidas!

Parece óbvio demais, mas muitas pessoas não dedicam tempo suficiente, ou não se esforçam como deveriam, em visualizar os seus verdadeiros talentos, habilidades e competências ou então, suas fragilidades e áreas a serem desenvolvidas.

De qualquer maneira, a premissa básica para identificar seus talentos e gaps é o autoconhecimento. É muito importante fazer uma análise profunda de suas reais potencialidades a fim de definir uma estratégia de sucesso para sua vida.

Pode-se começar dividindo uma folha de papel em duas colunas, escrevendo primeiramente o que você enxerga como seus pontos fortes e em seguida as áreas a serem desenvolvidas. Pode ser que você sinta alguma dificuldade em fazer este exercício. Muitas vezes esta autoanálise é mesmo difícil de ser feita sozinho. Neste caso, peça para alguém te ajudar. Alguém em quem você realmente confie, um colega ou um amigo mais próximo, ou mesmo um profissional da área de recursos humanos da sua empresa, um mentor ou Coach. Faça um balanço de quantos pontos fortes você listou contra os pontos a desenvolver. É incrível como muitas pessoas só conseguem enxergar os seus pontos fracos!

Nossas fortalezas são os nossos talentos, habilidades e competências e devem ser sempre reforçados e potencializados. Já as nossas fragilidades devem ser reconhecidas, aceitas e gradualmente trabalhadas.

Depois faça uma lista das coisas que você gosta de fazer, que lhe proporcionem satisfação e bem-estar e das coisas com as quais você não tem afinidade e não gosta de fazer.

Se conseguirmos conciliar os nossos pontos fortes com o que gostamos de fazer, sem dúvida teremos muito mais chance de sermos bem-sucedidos.

Na carreira, esta auto avaliação é muito importante. Assim como fazemos periodicamente em nossas empresas, precisamos elaborar a nossa própria análise SWOT, identificando: Fortalezas, áreas de melhoria, oportunidades e ameaças.

É essencial também definir objetivos claros, factíveis, com prazos determinados, que devem ser revisados periodicamente, além de principais estratégias e plano de ação detalhado.

Também precisamos, em paralelo, trabalhar os nossos principais gaps para que eles não se transformem em ameaças no futuro. Por exemplo; se temos dificuldade em aprender um novo idioma, devemos nos esforçar para tentar eliminar esta “lacuna” que pode ser um limitante em nossa progressão de carreira.

Na realidade, muitos profissionais não conseguem atingir o topo de suas carreiras por dedicarem muito tempo e energia refletindo sobre suas fraquezas, sem realmente potencializarem os seus talentos e habilidades.

Temos muitos exemplos em nossa história de grandes líderes, empresários e profissionais das mais variadas áreas que mesmo sem um conhecimento ou formação técnica, alcançaram sucesso utilizando-se de seus talentos, habilidades e pontos fortes.

Alguns exemplos muito conhecidos no Brasil são: Silvio Santos, Amador Aguiar do Banco Bradesco, José Ermírio de Moraes do grupo Votorantim, Valentim Diniz (pai de Abilio Diniz) do grupo Pão de Açúcar, dentre outros. Fora do Brasil, não podemos deixar de citar um dos principais ícones do mundo digital: Steve Jobs que fundou a Apple na garagem de sua casa.

 O que demonstra que muitas vezes o talento supera os “pontos fracos”.  Fortaleça o que você tem de melhor e alcance o sucesso desejado!

À propósito, algumas pessoas evitam falar em sucesso por receio de serem percebidas como arrogantes ou pretensiosas, mas é muito importante inserir a palavra “sucesso” em nosso vocabulário e em nossa rotina diária. Precisamos mentalizar, focalizar e associar a nossa imagem ao sucesso, sem ter medo do fracasso, que poderá acontecer ao longo da nossa trajetória, servindo de experiência e aprendizado.

Assim, tenha sempre em mente que o universo é um espelho que nos devolve tudo o que projetamos. Se você se imaginar como uma pessoa de sucesso, mais cedo ou mais tarde você alcançará o sucesso, mas se você ficar olhando muito para o abismo, é bem provável que um dia ele comece a olhar para você também!

Adriana Vieira
Adriana Vieira, esposa, mãe, consultora, facilitadora e sócia da Move2Up, empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano, com foco em formação profissional, resultados e qualidade de vida. Formada em Propaganda e Marketing pela FMU, Aprendizagem e Gestão do Conhecimento - FGV e agora uma aluna de pós-graduação em neurociências da Santa Casa de São Paulo, afora outros tantos cursos de especialização. Com 28 anos em grandes empresas da indústria farmacêutica, a maior parte deles, se dedicando ao desenvolvimento e preparação de profissionais que hoje ocupam posições de destaque nas empresas que atuam. Seu lema é “O impossível não existe, só depende de nós!”

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here