Um olho na estratégia e outro na comunicação

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Imagem: geralt / shutterstock

Sabemos que uma estratégia bem definida é de suma importância para uma empresa e ela deve ser clara e objetiva. Mas, existem alguns impedimentos para isto, pois muitas vezes o que parece claro para uns, não é nem mesmo entendido por outros.

E por que isto acontece?

Existem alguns pontos relevantes: primeiro, a rapidez das mudanças do mercado leva as empresas a estratégias defasadas, confundindo os profissionais responsáveis por colocar as ações em prática, ou ainda pior, quando a alta gestão já atualizou suas diretrizes, mas, não levou estas informações a quem está na ponta do processo. Isto causa um descompasso em toda dinâmica da empresa.

O segundo ponto é a clareza da comunicação interna. Mesmo utilizando a regra da boa comunicação, contemplando: quem, o que e como irá comunicar, nós temos que declarar o porquê de cada uma das estratégias definidas, ou ainda, o porquê outras alternativas não foram as opções escolhidas.

Um exemplo: hoje todas as empresas focadas no futuro têm o cliente no centro das suas decisões, então, deixe bem claro o como e o porquê disto, do contrário a execução poderá ser comprometida.

Algumas vezes as escolhas são difíceis, e bem diferentes da visão compartilhada por todos, mas existem aspectos desconhecidos que se não apresentados fazem com que a estratégia seja vista como um grande erro e não interiorizada por todos.

A transparência e a clareza das informações são fundamentais para que haja o engajamento e o comprometimento com os objetivos definidos. Gestores que transmitam confiança e credibilidade fortalecem esta comunicação.

Outro ponto muito importante é criar comunicações diferentes para públicos diferentes. Entenda o seu público interno e defina formas adequadas de estratégia para cada um deles. As pessoas têm diferentes formações e capacidade de entendimento, e a estratégia de uma empresa deve ser compreendida por todos os funcionários, mesmo que sem aprofundamento por alguns. Isto tudo faz parte da cultura de uma empresa!

Existem vários autores que falam sobre o assunto e são fontes interessantes para quem quiser se aprofundar no tema.

Sugestões:

Endomarketing Estratégico. Como Transformar Líderes em Comunicadores e Empregados em Seguidores – Analisa de Medeiros Brum

Start With Why / Simon Sinek – Strategic Employee Communication – Building a culture of engagement. – Gail S. Thornton

Adriana Vieira
Adriana Vieira, esposa, mãe, consultora, facilitadora e sócia da Move2Up, empresa especializada em treinamento e desenvolvimento humano, com foco em formação profissional, resultados e qualidade de vida. Formada em Propaganda e Marketing pela FMU, Aprendizagem e Gestão do Conhecimento - FGV e agora uma aluna de pós-graduação em neurociências da Santa Casa de São Paulo, afora outros tantos cursos de especialização. Com 28 anos em grandes empresas da indústria farmacêutica, a maior parte deles, se dedicando ao desenvolvimento e preparação de profissionais que hoje ocupam posições de destaque nas empresas que atuam. Seu lema é “O impossível não existe, só depende de nós!”

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