Refresque-se com sopa

0
523
Sopa de pepino com hortelã e iogurte

Quando os dias estão muito quentes, a decisão sobre o que comer para se sentir bem, precisa levar em conta os ingredientes e o seu preparo, bem como a combinação mais adequada para não aumentar a sensação de calor. Para aliviar o suor e se refrescar de uma forma muito saudável, consumir sucos e alimentos frescos é sempre uma pedida inteligente.

Esse início de 2018 ainda não nos trouxe, aqui pelo estado de São Paulo, dias de calor exagerado, mas, caso isso aconteça, vou sugerir uma sopa deliciosa para ser servida fria.

Esse preparo, além de fácil, é versátil. A sopa pode ser servida como entrada à mesa ou num coquetel em que as pessoas estão em pé. Neste último caso, a ideia é servir em copos com alguma decoração. Fica um charme! Pode acreditar.

Essa é uma sopa fria feita com pepino, iogurte e hortelã.  Os que acompanham meu blog já sabem que sou muito ligada em subverter a ordem comum dos quentes e frios. Não acho que há nada estranho nisso.  Já para quem lê pela primeira vez uma sopa servida gelada pode soar um pouco ousado. Fato é que funciona muito bem. Além de que, neste caso específico, favorece o apetite e é muito nutritiva.

Receita

Sopa de pepino com hortelã e iogurte

Ingredientes

  • 1 pepino picado
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 1/2 xícaras (chá) de caldo de legumes ou de frango
  • 1 limão (casca ralada e suco)
  • 1 ramo de hortelã picado
  • 1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
  • Sal e pimenta
  • Folhas de hortelã

Modo de fazer

Refogue a cebola no azeite até ficar macia e transparente. Junte o pepino picado, o caldo, o limão e as raspas da casca e a hortelã. Assim que levantar fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semi tampada por 20 minutos.

Desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e em seguida bata no liquidificador juntando o iogurte. Espere esfriar para servir, temperada com sal e pimenta e enfeitada com pepino e hortelã ou com uma rodelinha de limão.

***

Hoje é um dia muito especial. Especial porque estamos vivos, cheios de possibilidades de melhorar o que está à nossa volta. Nossa atitude é muito decisiva para o bem ou para o mal diante dos fatos. Cabe a cada um tomar consciência do seu papel, do seu pedaço, seja com o outro ou consigo mesmo, o que é ainda mais importante. Olhar o mundo com amor é uma decisão, plantar sementes com carinho, com afeto e, principalmente, com respeito pela diferença faz toda diferença. Pense! Não é só tolerância, é amor mesmo.

Um excelente 2018 para quem é de bem e para todos os demais também.

Compartilhar
Clau Gavioli
Mestranda em Hospitalidade na Anhembi Morumbi, é chef de cozinha, jornalista e blogueira do Blog da Gavioli. Criou o projeto Lá em casa pra jantar no qual recebe pessoas em sua casa para degustar menus especialmente criados e harmonizados. Estudou comunicação social, tem MBA em Marketing e Infraestrutura e especialização em Diplomacia Econômica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO