Atividade física como aliada nos sintomas da menopausa

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Imagem: bruce_mars / pexels

A Menopausa é um declínio natural do corpo humano, tendo inicio por volta dos 50 anos, neste momento existe à interrupção fisiológica dos ciclos menstruais, por conta do fim da secreção hormonal dos ovários.

Durante esta fase crítica feminina as alterações de comportamento também se fazem presente. Quem já passou por esta experiência ou até mesmo pessoas próximas como filhos e esposos podem dizer com mais propriedade as dificuldades em lidar com a mulher durante este ciclo, mais grave ainda e não menos importante está à aparição de alguns sintomas, entre eles, a depressão e a labilidade emocional. Algumas mulheres não chegam á ter sintomas tão graves, mas queixam-se de alterações comportamentais sem causa e um calor incontrolável que traz muito desconforto o chamado fogacho.

Importante ressaltar que durante a menopausa ocorre uma pré-disposição para o desenvolvimento de doenças como: diabetes tipo 2, osteoporose e doenças do coração.

E é neste momento que surge a atividade física com aliada e com o intuito de diminuir os sintomas indesejáveis da menopausa.

A prática regular de atividade física pode ao menos diminuir a evolução de problemas que surgem durante este período e colocam a saúde da mulher em risco. O vilão neste caso é o déficit de estrogênio, este hormônio é produzido pelos ovários durante o período de menstruação.

Realizar atividades físicas com frequência libera um hormônio na corrente sanguínea chamado de endorfina, tal hormônio é capaz de promover o bem-estar físico e emocional, além de auxiliar a mulher trazendo uma sensação de conforto e confiança. A atividade física deve ser realizada ao menos três vezes por semana por aproximadamente 1 hora ou diariamente em torno de 30 minutos.

A musculação atua no fortalecimento dos músculos e ossos, onde acontece uma perda fisiológica, além de definir coxas, bumbum e abdômen.

As aulas de Pilates são excelentes para aumentar a flexibilidade e manter os músculos firmes e promover uma sensação de conforto. Existem ainda muitas outras opções para que você seja feliz mesmo enfrentando dias de mudanças intensas em seu corpo. Movimente-se!

10 Comentários

  1. Achei muito interessante o artigo porque mesmo nos dias de hoje, existem mulheres que não sabem o que fazer para amenizar os sintomas da menopausa e pedem ajuda para profissionais.

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