Atividade física para mães e filhos

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Imagem: gardener4u / shutterstock

Depois do período que toda mulher passa ao se tornar mãe vem a difícil tarefa de voltar a sua rotina e retomar as atividades e logo surge à dúvida, como encaixarei meu filho em minhas atividades físicas?

A prática da atividade física é muito importante para as mulheres no pós-parto, pois auxilia no controle do peso e cuida do lado emocional que muitas vezes fica abalado com a chegada do bebe podendo inclusive em alguns casos a mulher desenvolver depressão pós-parto doença grave que se diagnosticada precisa ser tratada com a ajuda de um profissional competente, além de fortalecer a estrutura muscular esquelética impedindo com que ela tenha dores nas costas algo muito comum nesta fase da vida.

Fazer a atividade física ajuda a mãe na volta do convívio social pela interação que tem com outras mães, a troca de experiências sobre este momento tão importante da vida da mulher é determinante para que ela volte a sua rotina.

Outro fator importante é a influência que a mãe exerce sobre a criança, ela acaba sendo um exemplo para seus filhos que no futuro não serão sedentários; sem contar os inúmeros benefícios que já foram comprovados através de diversos estudos e podem ser aproveitados pelos pequenos.

Os benefícios para as crianças também são inúmeros, por exemplo, através da prática de exercícios como: ioga, hidroginástica ou alongamento desde os primeiros meses de vida a criança consegue desenvolver sua parte motora e intelectual além de ficar mais alerta e inteligente, ter boa qualidade do sono tornando-as muito mais saudáveis.

A maneira como eles vão crescendo e continuam com prática da atividade física regularmente desfrutam de outros benefícios como: melhora da autoestima; ossos, músculos e articulações fortes; postura adequada, melhor equilíbrio e interação social no meio em que convive; desenvolve novas habilidades enquanto se diverte e por fim melhora o foco e a concentração no decorrer das aulas.

Algumas atividades que podem ser feitas com os filhos:

  • Balé
  • Capoeira
  • Futebol
  • Ioga
  • Judô
  • Natação
  • Hidroginástica

Todas estas atividades ajudam no desenvolvimento das crianças, fortalece o vínculo entre mãe e filho, ajuda a mãe na sua volta as atividades antes da maternidade e impede a criança de desenvolver doenças crônicas como; diabetes, colesterol e hipertensão arterial. Caso você esteja em casa e sem condições de arcar com os custos destas atividades pode pensar em realizar atividades físicas em casa mesmo inclusive utilizando o próprio peso do corpo da criança para se movimentar, utilize escadas, além de bolas, cordas e outros brinquedos que estimule o lúdico da criança e o seu corpo. Tenha cuidado ao fazer as atividades sem o auxílio de um profissional capacitado e cadastrado no CREF para evitar possíveis lesões.

Movimente-se!

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