Há algumas semanas recebi uma mensagem sobre coronavírus que falava que ao invés de pensarmos em COVID-19 deveríamos pensar em CONVIDA-20, depois de um período de grande aprendizado, entre a vida e a morte, não pelo vírus, mas pelo câncer.

Pude aprender que somos muito mais fortes do que pensamos que somos, que se tivermos fé e dobrarmos os nossos joelhos Deus responde às nossas angustias e questionamentos, se fizermos tudo o que manda a nossa consciência estaremos no caminho certo, mesmo que não seja o ideal, mas sempre será o nosso caminho certo.

Grande parte da humanidade vivenciou e está vivenciando nesse momento uma situação de pandemia, que traz medo, angustia, incertezas e não estão sabendo lidar com tudo isso, porque não tem ideia da força que possui, só sabemos dessa força na hora em que somos testados a usá-la e por incrível que pareça, a maior parte de nós no último instante sempre acaba encontrando forças para passar no teste.

Vivemos tempos de incertezas morais, políticas e espirituais onde o status perdeu o valor.

Como mudar conceitos e valores em um espaço tão curto de tempo?

Na verdade, essas mudanças já vêm acontecendo à algum tempo e muitos de nós fingíamos não ver ou saber, mas era nítido pelo número de pessoas depressivas e ansiosas, pelo número crescente de suicídios, violência física e moral, etc. Nos perdemos no excesso de liberdade sem encontrar um ponto de equilíbrio e disciplina para podermos viver de uma forma segura.

Mas nunca é tarde, a oportunidade está aí, mais uma vez através da dor, termos consciência que somos responsáveis pelo nosso pensamento e ação… como costumo dizer para meus pacientes, o nosso pensamento se converte em sentimento e nosso sentimento se converte em ação e por esse motivo precisamos aprender a voltar a sonhar, ter metas a curto e a longo prazo… por falar em prazo, ele está acabando, estamos vivendo em um momento de transição e dentro de tudo isso precisamos encontrar novas diretrizes morais e sociais para nossas vidas.

Ouse sonhar e quem sabe poder colocar em prática esse sonho… essa é a fonte da felicidade.

Haidy Segovia
Haidy Segovia é formada em Psicologia pela UNIP - Universidade Paulista, com especialização em oncologia e dependência química. Com mais de 20 anos de atuação na área clínica com terapia breve, hipnoterapia e terapia transformacional, ajuda pacientes oncológicos na superação das oscilações de humor e enfrentamento diante do tratamento. Profere palestras e lives nas redes sociais, na área de conflitos emocionais.
3 comentários para “ COVID-19 ou CONVIDA-20? ”
  1. Que orgulho ser sua paciente,sei de quase tudo que passou, é está profissional,forte, equilibrada.Tem ne ajudado muito a ter pensamentos de otimismo,e agir com metas para realizações de sonhos a ser realizados, não importando o tempo,mas sim na busca do ideal desejado.
    Com a fé e Deus no coração, somos sempre forte,quando nos sentimos fracos e derrotados. Muito obrigada Dra.Haiddy por tudo que tem me ajudado.bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *