COVID-19 ou CONVIDA-20?

0
495

Há algumas semanas recebi uma mensagem sobre coronavírus que falava que ao invés de pensarmos em COVID-19 deveríamos pensar em CONVIDA-20, depois de um período de grande aprendizado, entre a vida e a morte, não pelo vírus, mas pelo câncer.

Pude aprender que somos muito mais fortes do que pensamos que somos, que se tivermos fé e dobrarmos os nossos joelhos Deus responde às nossas angustias e questionamentos, se fizermos tudo o que manda a nossa consciência estaremos no caminho certo, mesmo que não seja o ideal, mas sempre será o nosso caminho certo.

Grande parte da humanidade vivenciou e está vivenciando nesse momento uma situação de pandemia, que traz medo, angustia, incertezas e não estão sabendo lidar com tudo isso, porque não tem ideia da força que possui, só sabemos dessa força na hora em que somos testados a usá-la e por incrível que pareça, a maior parte de nós no último instante sempre acaba encontrando forças para passar no teste.

Vivemos tempos de incertezas morais, políticas e espirituais onde o status perdeu o valor.

Como mudar conceitos e valores em um espaço tão curto de tempo?

Na verdade, essas mudanças já vêm acontecendo à algum tempo e muitos de nós fingíamos não ver ou saber, mas era nítido pelo número de pessoas depressivas e ansiosas, pelo número crescente de suicídios, violência física e moral, etc. Nos perdemos no excesso de liberdade sem encontrar um ponto de equilíbrio e disciplina para podermos viver de uma forma segura.

Mas nunca é tarde, a oportunidade está aí, mais uma vez através da dor, termos consciência que somos responsáveis pelo nosso pensamento e ação… como costumo dizer para meus pacientes, o nosso pensamento se converte em sentimento e nosso sentimento se converte em ação e por esse motivo precisamos aprender a voltar a sonhar, ter metas a curto e a longo prazo… por falar em prazo, ele está acabando, estamos vivendo em um momento de transição e dentro de tudo isso precisamos encontrar novas diretrizes morais e sociais para nossas vidas.

Ouse sonhar e quem sabe poder colocar em prática esse sonho… essa é a fonte da felicidade.

Haidy Segovia
Haidy Segovia é formada em Psicologia pela UNIP - Universidade Paulista, com especialização em psicologia hospitalar e especialidade em dependência química. Com 17 anos de atuação na área clínica com terapia breve, cognitivo comportamental, atendimento a crianças, adultos e adolescentes, casais e grupo, com prática em Instituições e Clínica de reabilitação ao dependente químico. Profere palestras na área de conflitos emocionais e dependência química. Psicóloga do FalaFread, melhor plataforma do Brasil de atendimento online.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here