O que é ser mãe?

0
263
Imagem: Victoria_Borodinova / Shutterstock

Pergunta muito difícil para responder, apesar de eu ainda não ser uma, sou filha e posso sentir toda a preocupação e carinho que minha mãe nutre por mim, difícil não termos a oportunidade de dividirmos essa inigualável experiência, mesmo aqueles que não tiveram o privilégio de terem suas mães ao lado, escolheram alguém que representasse esse papel em suas vidas, é algo inato e instintivo, sempre precisaremos de alguém que traduza esse carinho, cuidado, preocupação incondicionais, não importa o que façamos…

O que é ser mãe?

Ser mãe é correr riscos? Enfrentar desafios?

Talvez ser mãe seja saber ceder na hora certa, ter regras, saber chorar junto e rolar de rir quando der vontade…é ser responsável por parte da formação de personalidade e vida de um ser humano que está começando a viver…dar aula de como sobreviver a esse mundo repleto de tantos desafios…

Qual o primeiro sentimento de uma mãe quando nasce um filho? E quando ele deixa de ser parte dela? Ou quando uma mãe escolhe ser mãe por outros meios que não seja o natural? Será que tem diferença? Fico pensando,  o que acontece quando esse filho cresce e quer buscar o seu próprio caminho? Quando passa a enfrentar seus próprios desafios…as vezes acertando…as vezes errando…. Será que existem muitas culpas diante das perdas? …e quanto às vitórias?

Em quantas vezes uma mãe se responsabiliza pela vitória de um filho?

O que é ser mãe?

Mãe não se aposenta…nunca vi uma mãe deixar de ser mãe…já vi ex-mulher…ex-funcionária… ex-amiga, mas ex-mãe não existe…é um papel vitalício…um caminho sem volta…

Mas será que existe algum caminho com volta? Alguém é a mesma pessoa de ontem? Ou de segundos atrás? … a vida não permite voltar ao passado…o passado constrói o presente e a partir do presente construímos um futuro….

Mas voltando a nossa questão principal…

O que é ser mãe?

E quando um filho(a), traz ao mundo outro filho? Qual será o sentimento? Ser mãe duas vezes…saber que aquela criança foi gerada por seu filho(a)…

O que é ser mãe?

Acredito que só conseguimos responder a essa pergunta quando respondermos a todos esses questionamentos, pois é algo muito particular e cada mãe, cada futura mãe e cada filho(a) tem a sua resposta, de acordo com as suas experiências, acredito que seria muito insensato falar sobre algo tão grandioso e sublime na vida de todos nós …

Portanto, responda para você mesmo(a)

O que é ser mãe?

Haidy Segovia
Haidy Segovia é formada em Psicologia pela UNIP - Universidade Paulista, com especialização em psicologia hospitalar e especialidade em dependência química. Com 17 anos de atuação na área clínica com terapia breve, cognitivo comportamental, atendimento a crianças, adultos e adolescentes, casais e grupo, com prática em Instituições e Clínica de reabilitação ao dependente químico. Profere palestras na área de conflitos emocionais e dependência química. Psicóloga do FalaFread, melhor plataforma do Brasil de atendimento online.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here