Segundo pesquisa realizada pelo Linkedin sobre Os Maiores Desafios Para Um Novo Emprego no ranking brasileiro, destacam-se:

Fatores que podem ser controlados:

  • Falta de confiança e medo em falhar;
  • Falta de networking;
  • Falta de motivação;
  • Falta de tempo;
  • Falta de experiência;
  • Falta de aconselhamento;
  • Falta de habilidades necessárias.

Já nos fatores que não podem ser controlados, foram citados:

  • Mercado de trabalho desafiador;
  • Possível recessão global;
  • Idade;
  • Status financeiro;
  • Falta de suporte da família;
  • A saúde;
  • A educação;
  • Localização.

Podemos observar que dos fatores que se tem controle, é possível adquirir um melhor amadurecimento emocional e estratégias de ações técnicas para enfrentar as sensações de incertezas que dependem apenas de um maior autoconhecimento e desenvolvimento de sua postura e posicionamento.

O autoconhecimento é um dos pontos mais relevantes para assegurar a importância da clareza na trajetória, as experiências anteriores, os pontos a se desenvolverem, os erros do passado, as limitações e para se traçar um plano de carreira.

Sua carreira se inicia por seu currículo, como se apresenta e o que objetiva. Nessa construção, é importante refletir sobre sua trajetória e momentos ou fatos que mais se destacam.

O próximo ponto é para onde o currículo será enviado. Pesquisar sobre a empresa, procurar e balancear quais são os pontos de identificação como ela e como você pode contribuir para essa área, para esse setor.

Na avaliação pessoal, ou seja, na entrevista, é fundamental a impressão de boa desenvoltura e recursos de inteligência emocional para as futuras condições envolvidas na rotina de exercer as atribuições, além, também, da manifestação do saber técnico, conforme os requisitos da vaga.

Por fim, a estadia na empresa é uma eterna manutenção de seu autoconhecimento que correlacionará frequentemente: sua postura, seus objetivos, seus conhecimentos, a continuidade dos seus conhecimentos e a sua identificação com o ambiente.

Marcela Eiras Rubio
Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos, Aprimoramento Profissional em Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia pelo IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) e pós-graduação em Gestão de Pessoas pelo SENAC. Atuações como psicóloga hospitalar no Programa Melhor em Casa do Hospital Municipal Dr. Moyses Deustch – Mboi Mirim, HGIS (Hospital Geral de Itapecerica da Serra) e HRC (Hospital Regional de Cotia). Atualmente atua como consultora em Recursos Humanos na RHF Talentos – Unidade São Paulo.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *