Uma boa noite de sono

0
251
Imagem: tmeier1964 / Shutterstock

O sono é uma das necessidades mais básicas do ser humano, porém muitas pessoas têm uma intensa e crônica dificuldade para conseguir ter uma boa noite de descanso e no dia seguinte despertar relaxado e disposto para as atividades rotineiras.

A dificuldade se acumula por um longo período e, muitas vezes, pode adoecer o indivíduo que desconhece o seu problema como algo a se tratar, ou apenas busca um tratamento medicamentoso, criando um forte vínculo e dependência, fazendo-o associar apenas a medicação como instrumento que lhe faça dormir.

Mesmo hoje em dia com tantas atividades que nós mesmos nos colocamos e dispomos a fazer, a sensação de grande destaque é o cansaço. Mas esse mesmo fator de agendas lotadas, inúmeros compromissos que vamos criando, fazendo encaixes e adequando o tão precioso tempo, e nos deixando exaustos ao fim do dia, por outro lado, também nos gera um significativo grau de ansiedade e nos impede de relaxar e descansar.

O tempo e o sono estão diretamente ligados na questão do tempo ideal e saudável a se dormir e do tempo que de fato conseguimos na prática. É importante buscar auxílio, não apenas na medicação, mas também em técnicas de relaxamento, meditação, esvaziamento da mente, um chazinho, uma receita natural, até mesmo psicoterapia, para entender quais os motivos que nos deixam acelerados e que também atrapalham o desempenho do sono.

Muitas vezes, terá dias de acontecimentos compreensíveis como situação de doença na família, chateações, dívidas, preocupações decorrentes que fazem todo sentido as noites de sono perdidas. Mas compreender o porquê é o grande diferencial no tratamento e o que fará impulsionar você para ações e mudanças na forma como você lida com o sono/cansaço e os instrumentos que utilizará para melhor qualidade do sono e uma melhor qualidade de vida.

A ansiedade, tensão e estresse geram também outros problemas de aspectos fisiológicos ligados a complicações cardíacas, respiratórias, dermatológicas e neurológicas entre outras.

O maior facilitador na procura do sono, descanso e relaxamento é se levar em conta o ambiente adequado, a pessoa conseguir refletir e conseguir reconhecer o porquê de suas dificuldades que o deixam inquieto, fazer o levantamento das alternativas possíveis e alcançáveis, se permitindo abordagens e então aplicar essas alternativas.

Marcela Eiras Rubio
Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos, Aprimoramento Profissional em Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia pelo IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) e pós-graduação em Gestão de Pessoas pelo SENAC. Atuações como psicóloga hospitalar no Programa Melhor em Casa do Hospital Municipal Dr. Moyses Deustch – Mboi Mirim, HGIS (Hospital Geral de Itapecerica da Serra) e HRC (Hospital Regional de Cotia).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here