Posições perigosas dos bebês

1
1710
Imagem: Dagon / Shutterstock

Posições perigosas dos bebês. Um novo estudo constata que as mulheres colocam as crianças na cama em posição ameaçadora.

Um novo estudo descobriu um grande número de pais que colocam crianças na cama em uma posição de risco de vida; Quero falar um pouco mais sobre como esse é um assunto importante e como evitar prejudicar o seu filho.

Ao colocar o seu filho na cama, você não costuma pensar em como um travesseiro ou brinquedo poderia matar seu bebê, mas isso é exatamente o que os fatos dizem.

A verdade

A triste verdade é que cerca de 3.500 crianças nos EUA morrem a cada ano com a síndrome da morte súbita (SIDS). O Centro Americano para Controle e Prevenção de Doenças diz que cerca de um terço destas mortes ocorrem devido à forma como as mulheres colocam os seus pequeninos para dormir.

Quero sugerir algumas dicas à todas vocês, mas primeiro pensem nisso.

Você nunca ouviu falar que antes de colocar um bebê na cama seria bom você criar um ambiente seguro para eles?

Especialistas em saúde dizem que envolver seu bebê em um casulo com cobertor e colocando-os em suas costas, sem outros elementos na área de cama é a maneira mais segura para colocar o seu bebê para dormir.

É sim, isso significa que não há cama solta, não há travesseiros e não deve haver nenhum brinquedo.

Aqui está o problema

Apesar de ser advertido, os pais continuam a colocar seus filhos na cama em situações perigosas.

Eles querem colocar seus filhos na cama com eles e acham mais bonito, mas por outro lado pode se tornar muito perigoso pra os bebes e até sufocá-los. Embora não seja intencional, roupa de cama e outros materiais podem facilmente sufocar seu filho enquanto eles dormem.

O item número um no mercado que tende a sufocar as crianças são almofadas abundantes. A Dra. Deborah Campbell, chefe de Neonatologia do Hospital Infantil de Montefiore, diz que “se você andar em qualquer loja de bebê e ver esses produtos, como almofadas abundantes e posicionadores de sono – não há nenhuma evidência de que eles protegem os bebês, e na realidade isso pode representar um perigo de sufocamento.” Enquanto eles (loja) fazem o seu berço parecer bonito, eles são realmente uma ameaça à vida dos bebes.

Outros fatores, tais como a colocação de uma criança ao seu lado ou em sua barriga (ou até mesmo os pais exaustos que querem apenas colocar o seu filho para dormir) aumentam o risco de morte acidental em crianças.

Aqui está o estudo

160 famílias com crianças concordaram em ter equipamentos de filmagem colocados em suas casas. As gravações foram feitas em diferentes fases durante seis meses de vida do bebê para observar como os pais colocam seus filhos na cama.

O estudo revelou que entre 14% a 33% das crianças foram colocadas na cama em uma posição insegura. Além disso, a maioria das crianças dormiram com itens perigosos na área de dormir. E o que é pior é o números de bebês que foram transferidos durante a noite para dormir na cama dos pais. Isso aumenta muito o risco de acidentes inesperados.

O que os pais devem fazer

Manter-se informado e continuar a verificar se seu filho está bem durante a noite é necessário. Os especialistas concordam que SIDS está aumentando, e com pais cada vez mais exaustos por longas jornadas de trabalho, pai e mãe podem por em risco a vida dos pequeninos. Esteja alerta quando você colocar seu filho na cama.

Lembre-se de remover o para-choques, ou então as famosas almofadas, roupas de cama solta e quaisquer animais de pelúcia ou travesseiros quando seu bebê estiver dormindo. Colocando seu filho próximo a sua barriga ou do seu lado só irá aumentar os riscos.

Os pais também devem continuar a falar com o seu médico de família ou pediatra sobre padrões de sono do seus bebes. Durante a rotina de check-ups dos bebes, discutir como manter seu bebê seguro e quente enquanto eles dormem sem o uso de cobertores.

O ambiente de dormir do seu filho é fundamental, especialmente quando você não está no quarto.

Tomem medidas para terem um descanso seguro, ficar alerta e manter o seu bebê seguro.

Marcus Borges
Dr. Marcus Borges é formado em medicina pela UNICAMP, concluiu a residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo CAISM (Especialista em Stem Cells). Com forte experiência internacional trabalhou para a Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO) na Alemanha no hospital da RWTH-Aachen, por 3 anos. Mudou-se para os EUA onde finalizou seus estudos na UMDNJ - New Jersey no curso de pós doutorado em perinatologia por 2 anos. Com inúmeras publicações científicas internacionais voltou ao Brasil onde concluiu o curso do MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Forte experiência em saúde da mulher e com inúmeras palestras iniciou seu trabalho na indústria de seguros saúde e depois na indústria farmacêutica multinacional como a Ativus, Merk Serono e na Glenmark como diretor da área médica. Adquiriu forte experiência da indústria de medicina ocupacional, trabalhando dentre outras, nas empresas como Carrefour, Volkswagen do Brasil, etc. Hoje mora nos EUA com a família em Utah e se tornou um empreendedor de sucesso em diferentes áreas de negócios como a Medidcal devces, concreto, marketing, brinquedos e restaurantes. Já contabilizou mais de 250 palestras ao redor do mundo e outras dezenas de vídeos de treinamento para a indústria farmacêutica. Atualmente escreve uma coluna para o portal Plena Mulher, levando maior conhecimento e informação para as mulheres brasileiras.

1 Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here