Desejos X Expectativas: onde cada um pode nos levar

0
640
Imagem: SeppH / Shutterstock

Nossa mente é incrível, nos permitindo criar, elaborar e antecipar situações a todo momento e isso é maravilhoso. Assim como quem mergulha no mar, estamos a todo instante submersos nas nossas criações mentais.

Desejar e criar expectativas fazem parte desse maravilhoso oceano e, se o primeiro (desejar) é positivo e enriquecedor, o segundo (criar expectativas), pode se tornar uma experiência plena de frustrações, dependendo da forma como entendemos a vida.

Embora num primeiro momento possamos entender desejo e expectativa como sinônimos, olhando mais de perto, percebemos que a diferença é significativa.

Desejar é querer algo para si, ou para o outro, normalmente de forma pouco específica.

Já quando falamos de expectativas, esse querer pode se tornar muito específico, onde a espera é que tudo saia exatamente da forma como criamos mentalmente.

E quando não nos permitimos ter um “plano B” sobre o que expectamos, existe grande chance de nos frustrarmos e sofrermos, até porque, dificilmente, as coisas ocorrerão da forma como imaginamos.

É comum que pessoas, situações e até nós mesmos, não correspondamos às nossas criações mentais e acabamos por encarar isso como algo negativo. Mas sempre é tempo de entendermos que o diferente não é, por si só, nem pior nem melhor.

Relacionamentos, carreira, lazer… tudo pode se tornar fonte de prazer ou angústia, dependendo da forma como escolhermos encarar o que sair do nosso “roteiro” pré-estabelecido.

Resultados diferentes daqueles que idealizamos podem ser tão bons quanto (ou mais!), desde que ousemos experimentar e abrir mão de uma idealização não satisfeita.

Nos permitirmos, inclusive, ser surpreendidos pode ser uma experiência que poderá nos levar a um patamar acima, quando o assunto é curtir e ser feliz.


Este é o primeiro texto da psicóloga Monica Martinez para o portal Plena Mulher. Seja bem vinda ao nosso time de colunistas, Monica Martinez.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here