O seu leque está aberto ou fechado?

0
452
Imagem: darksouls1 / shutterstock

O seu leque está aberto ou fechado? Normalmente, quando uma pessoa chega ao consultório do psicólogo, emocionalmente ela traz consigo um pequeno “objeto”.

Quando convidada a falar sobre esse pequeno objeto, ela o descreve como algo inteiriço, monobloco, uma vez que sua visão emocional só permite que ela o perceba dessa forma.

À medida que a terapia avança e a pessoa se permite olhar através da lente da auto compaixão, algo quase mágico acontece.

Aquele objeto, a princípio feito de uma única peça, comprido e fino, vai, aos poucos, se abrindo, deixando entrever que é algo mais amplo e, longe de se tratar de uma estrutura única, é muito mais complexo.

E, somente quando o objeto está totalmente aberto, a pessoa é capaz de compreender a sua real missão: impulsionar o ar, produzindo vento.

Escolha

Esse pequeno leque pode ser comparado às nossas possibilidades de escolha.

A princípio, diante do sofrimento e de escassez de recursos internos, acreditamos que não nos resta nada a fazer, a não ser sofrer e nos conformar.

Quando o exercício da auto compaixão, aliado ao auto conhecimento nos auxiliam a enxergar outras tantas “varetas”, tudo se amplia e se transforma.

É nesse momento que nos tornamos capazes de entender o poder que carregamos em nós: impulsionar a própria vida, através de escolhas conscientes.

Monica Martinez
Monica Martinez de Seixas CRP 06/123494 - Psicóloga clínica, formada pela Universidade Nove de Julho. Atua nos processos de ansiedade e depressão, ocasionados pelo luto e emagrecimento. Hipnoterapeuta e Palestrante. Atende jovens e adultos através da abordagem Terapia Cognitiva Focada na Narrativa e na Compaixão. e-mail: psimonicamartinez@gmail.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here