Você já mostrou sua barriga para alguém?

0
240
Imagem: silviarita / shutterstock

Entre os mamíferos, é possível vermos um comportamento comum em praticamente todas as espécies: em algumas situações, o animal se deita de costas, mostrando a barriga ao(s) outro(s), permanecendo assim por alguns instantes.

O que estaria por trás desse comportamento?

Quando um leão, por exemplo, “mostra” o ventre ao seu oponente, ou ao chefe do bando, deixa clara sua posição de submissão naquele momento, uma vez que a barriga é a região mais vulnerável do corpo desse animal.

Se levarmos essa analogia à nossa forma de nos portarmos diante das pessoas, em especial às que nos são mais próximas, podemos perguntar: Você já mostrou sua barriga para alguém?

Com isso não devemos entender que nossa atitude deva ser de submissão, ao contrário! Falamos aqui de nos mostrarmos, eventualmente, vulneráveis ou frágeis, sem que isso represente algo negativo ou perigoso.

Somos levados a crer que é quase uma falha de caráter nos apresentar em alguns momentos, diferentes da fortaleza que todos esperam que sejamos.

Onde isso tem nos levado?

É extremamente angustiante e desgastante aparentarmos algo que, muitas vezes, estamos longe de ser ou sentir. O quê, de tão ruim pode acontecer, caso demonstremos nossas reais emoções diante do outro?

Claro que essa vulnerabilidade não deve ser apresentada a qualquer pessoa, pois isso poderia ocasionar resultados indesejados, mas é possível, sim, nos permitirmos ser quem somos e demonstrarmos tristeza, medo, insegurança…

Até porque, como sermos ajudados e ganharmos um “colinho” oportuno, se não deixarmos claro que é disso que necessitamos?

Mostre a sua barriga e seja feliz!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here