10 dicas para manter-se positiva frente à vida

Colunista Sérgio Boeira Kappel - Viver de Maneira Positiva - sergio.kappel@gmail.com

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Imagem: Shutterstock

Manter-se positivo frente à vida num mundo caótico não é tarefa simples. Exige paciência, esforço pessoal e grande disciplina, que são alicerces para o equilíbrio pessoal e a paz interior. E a disciplina a que nos referimos é tanto física, quanto mental – a parte física refere-se a manter o corpo saudável através de ginástica e todas as atividades que ponham músculos, tendões e articulações em movimento; já a parte mental tem a ver com esvaziar a mente do enorme volume de “informação-lixo” que as diversas mídias colocam em nossa cabeça através de nossos olhos e ouvidos. Não permita que isto ocorra, para tanto tenha sonhos, metas, seja determinado e seletivo.

Passividade, ociosidade e gula, são grandes males que afetam muitas pessoas atualmente. Saia deste círculo vicioso e entre num círculo virtuoso constituído por atividades lúdicas (cinema, teatro, passeios, …), conversas com amigos e contato íntimo com a natureza – seja em parques, no campo, na serra ou no mar. Assim suas baterias serão carregadas com energia natural, coisa que o Facebook, o Whatsapp, o Instagram, “os amigos” virtuais e outras tecnologias, serão incapazes de realizar até por conta do estilo de vida moderno, independente e individual.

10 dicas para um viver positivo

1 – FAÇA A SI MESMO PERGUNTAS POSITIVAS: Este é o passo mais simples, mas talvez também o hábito mais importante para adotar uma mentalidade otimista. As perguntas que fazemos a nós mesmos dia após dia quando colocadas numa perspectiva pessimista, conduzem-nos inevitavelmente para caminhos difíceis ou incertos, prejudicando-nos o foco numa solução viável. Nublados pelo pessimismo poderíamos fazer a nós mesmos, perguntas como: “Por que isso aconteceu comigo?” … “Por que coisas ruins me acontecem o tempo todo?” … “Porque nunca tenho sorte nenhuma?” … “O que posso aprender com esta situação?” … “Qual o menor passo que posso dar para começar a resolver esta situação?”

2 – SEJA GRATO PELO QUE VOCÊ TEM: Uma maneira muito simples e rápida para aumentar a energia positiva na sua vida é praticar a gratidão. Alguns exemplos de como fazê-lo através de boas perguntas: O que tenho na minha vida hoje pelo qual posso estar grato? … Quem são 3 pessoas que eu posso ser grato por ter na minha vida e porquê? … Quais são as três coisas que eu posso ser grato a meu respeito?

3 – NÃO SE ESQUEÇA DE REGENERAR-SE E CUIDAR-SE: Ser otimista e positivo não é apenas sobre pensar de uma maneira diferente e focada. É também ter a noção de que temos um corpo e quanto melhor cuidarmos dele mais preparados e fortalecidos estamos para enfrentar as dificuldades ou para promovermos a obtenção dos nossos objetivos. Precisamos ter um sono restaurador, de exercitar o corpo e de alimentá-lo devidamente para que possamos sentir-nos bem. Por isso, não negligencie estes fundamentos básicos. Cuidar do seu corpo físico da maneira correta pode minimizar os problemas da vida.

4 – COMECE O SEU DIA DE FORMA OTIMISTA: A maneira de iniciar o seu dia pode definir o desenrolar do resto do seu dia. Nem sempre controlamos tudo o que se passa ao nosso redor, e certamente sofremos influência daquilo que é o espaço em que a nossa vida se movimenta. Coisas boas e coisas más acontecem. No entanto, nós temos sempre a possibilidade de agir de forma que nos beneficie. Assim sendo, importa habituar-nos a agirmos positivamente sobre o nosso dia desde o momento em que nos levantamos da cama. Relembre a si mesmo que tem o poder de auto-influenciar-se positivamente. Escolha as palavras, imagens e cenários mentais que possam colocá-lo num estado de ser pleno de recursos de acordo com as exigências, desafios e objetivos do seu dia.

mulher_positiva5 – CONCENTRE-SE EM SOLUÇÕES: Uma maneira de se sentir mais negativo sobre uma situação é sentar-se e não fazer nada sobre isso. Em vez disso, use as perguntas da Dica 1 e abra a sua mente para as possibilidades da situação que você está enfrentando. Deixe aquilo que considera impossível de realizar ou que não depende de você e foque toda a sua atenção e esforços no que pode fazer e depende de você. Por vezes os estados negativos e pessimistas fazem disparar a ansiedade, empurrando-nos para cenários angustiantes. Nesse estado tudo nos passa na cabeça, menos uma possível solução. Para contrariar esta tendência, temos de ficar dispostos a fazer o que é preciso para ser feliz. Arregaçar as mangas, por mãos à obra e dar um passo de cada vez.

6 – REDUZA AS SUAS PREOCUPAÇÕES: O hábito de estar preocupado é uma poderosa e destrutiva forma de utilizar o mecanismo do pensamento contra nós mesmos. Este hábito pode ser um dos seus maiores obstáculos para o otimismo e positividade perante a vida. Se você sente que a preocupação excessiva tomou conta da sua mente, aplique os dois passos seguintes:

a) Pergunte-se: Quantas das minhas preocupações já aconteceram na realidade? Esta questão pode ajudá-lo a fazer uma verificação da realidade, para se acalmar e perceber que você provavelmente está apenas a construir um pesadelo imaginário?

b) Olhe para o conteúdo da sua preocupação. Levando isso em consideração, reoriente os seus pensamentos e discurso interno.

7- NÃO DEIXE QUE A PERFEIÇÃO ARRUINE A SUA VIDA: Um erro comum que as pessoas fazem ao fazer uma mudança nas suas atitudes é pensarem que têm de ser perfeitos e fazer as coisas na perfeição o tempo todo. Isto pode afastá-los do retorno positivo das suas ações. A mudança para uma atitude positiva pode ser gradual. Na vida, aqui e ali você pode escorregar, tropeçar, recuar, errar, no entanto, isso não necessariamente é negativo. Se você for aprendendo com as experiências menos bem sucedidas e for aceitando as dificuldades, certamente continuará firme no caminho da possibilidade para chegar à meta. O foco deverá estar na mudança gradual. Se você é otimista 40 % do tempo, agora, tente melhorar isso para ser otimista 60 % do tempo. Em seguida, aumentar para 80 % e, na sequência, esforçar-se o máximo para chegar aos 100%.

8 – MANTENHA-SE FIRME NO CAMINHAR, NÃO DESISTA: Quando a vida corre mal, quando ficamos desgastados pelas várias tentativas de superarmos os nossos problemas, ultrapassar obstáculos ou mudar um hábito, a carga emocional pode ser tremenda e instalar-se o baixo astral. Não desista, não deixe todos os seus esforços irem por terra. Por vezes o mais difícil é aguentar o esforço o tempo suficiente para se possamos usufruir do retorno positivo.

9. VOCÊ É MAIS DO QUE PENSAMENTOS E COMPORTAMENTOS: Lembre-se que nós somos mais que os nossos pensamentos e comportamentos, não se confunda com eles, quer quando os inicia por vontade própria ou quando alguém se referir de forma negativa a algo que fez.

10 – NÃO TENTE AGRADAR A TODO O MUNDO: “Agradar a Gregos e a Troianos é impossível”, por vezes temos de nos desprender de algumas pessoas ou situações. Perceber isto, irá libertá-lo de um grande número de fardos desnecessários de serem vividos. Ficando assim, mais disponível para se focar nas coisas ou pessoas que você poderá interagir de uma forma positiva.

Sérgio Boeira Kappel
Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br

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