Como ter confiança no relacionamento

Colunista Sérgio Boeira Kappel - Viver de Maneira Positiva - sergio.kappel@gmail.com

0
1434
Imagem: Shutterstock

Confiança e comunicação, são questões interligadas e vitais à qualidade das relações interpessoais. O mundo atual está a exigir muita Atenção de todos nós, pois nas relações entre as pessoas, a “confiança”, anda impactada pela força da Internet e das Redes Sociais.

5 sinais de confiança no relacionamento

Confiança (Trust em inglês) é uma meta humana desde os primórdios da civilização. Nas artes, nas grandes obras literárias e no cinema este tema sempre esteve em evidência. Mas a  confiança entre as pessoas, nos seus relacionamentos, apresentam  “5 sinais” que John C. Maxwell (escritor e Coach americano), atribui alta relevância:

1. Prazer Mútuo
Em relações sólidas as pessoas passam muito tempo juntas só pelo prazer de estarem juntas;

2. Respeito
Quando você, por um lado, valoriza alguém no relacionamento, ganha respeito em troca. E isso é fundamental;

3. Experiências Compartilhadas
Passar por uma experiência crítica com outra  pessoa  cria  uma  ligação  mútua. A experiência  pode  ser  positiva ou negativa;

4. Confiança
Confiança é o fundamento de qualquer relacionamento. Se não tiver confiança, você não tem muita coisa da relação;
5. Reciprocidade
Relacionamentos necessitam ser bilaterais. Relações unilaterais são desequilibradas, se tornam instáveis e às vezes doentias.

man-and-woman-1255336__1805 Questões essenciais em um Relacionamento

Quando duas ou mais pessoas se comunicam e se relacionam, a confiança e sua essencialidade são postos à prova.  São questões universais, até então aceitas e que caracterizam bem uma verdadeira Relação Humana. Abaixo, um resumo destas questões essenciais:

1. O Corpo Fala
Através das caras e bocas, que são caracterizados pelos gestos e expressões;

2. O Olho-no-Olho
A efetividade do olhar num contato presencial é de inegável importância;

3. A Palavra
É algo poderoso que acompanha o pensamento, tem a influência e é complementado pelos itens 1 e 2, anteriores;

4. Confiança
É algo construído ao longo do tempo, exige interações em muitos níveis e situações e só se revela verdadeiramente nos momentos de crise, nas relações de poder e em momentos de grande stress;

5. Linguagem, Cultura e Costumes
Vivemos num mundo multicultural composto por muitas línguas e costumes, logo é uma ficção pensar que pessoas com fortes diferenças nestes fatores venham a estabelecer claras e sólidas relações de forma presencial. Virtualmente a internet minimiza muito este aspecto em especial e, com certeza também, tem impacto em todos os anteriores.

Confiança é tudo em um Relacionamento

No trabalho ou na vida privada a questão da confiança é muito relevante. Quer seja entre colegas de trabalho, entre amigos, entre casais e até entre pais e filhos, valem todos os 5 Sinais acima citados e, certamente acrescido do valor da EMPATIA, que é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro; diferente da simpatia que é ser agradável ao outro. E, finalizando, nem precisaríamos lembrar das “questões essenciais” que, a palavra essencial, demonstra a grande relevância à relações de confiança em todos os níveis – amigos reais, amigos virtuais, parceiros, filhos, parentes, etc.

Sérgio Boeira Kappel
Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here