Construindo o EU

0
1159
Imagem: iStock

Construindo o Eu é a luta cotidiana, que todo ser humano saudável e inteligente de nosso planeta, deveria empreender com muita motivação. Mas ninguém se constrói sozinho. Somos construídos e construtores da nossa personalidade.

Somos construídos pela carga genética, pelo sistema social, pelo ambiente educacional e pela atuação do eu; nos diz Augusto Cury. O eu representa nossa identidade e capacidade de decidir. Ser autor da nossa própria história é ter um eu consciente, livre e líder. O eu tem de ser treinado para ter um papel de líder na construção da nossa personalidade. Se não aprendermos a ser líderes, o que ocorrerá? Poderemos ser vítimas do ambiente, dos nossos conflitos e da carga genética.

Construindo a Vida e o Bem Estar

Construindo-Eu-1024x623Estamos vivendo num mundo de limitações, pressões e violência, por conta dos enormes erros cometidos no passado pelos países colonialistas, pela política, pelas religiões e por deficiências culturais / educacionais. Mas como cita Augusto Cury, na frase da imagem acima: “A melhor maneira de reescrever o passado é reconstruir o presente. Nada mais triste do que ser refém da história e nada tão prazeroso quanto ser um construtor de um novo tempo”.

Em seu livro: “A fascinante construção do EU”, ele usa um aforismo que diz: Como desenvolver uma mente saudável numa sociedade estressante. E mais, ao desenvolver suas ideias, aborda de uma forma muito eficaz, a questão do Bem Estar com a vida. “Descobri que vale a pena viver a vida apesar dos vales de lágrimas e das frustrações. O eu deve decifrar os segredos de uma mente emocionalmente rica, saudável, criativa, inventiva…  A existência deveria ser uma academia de inteligência p/ continuarmos sempre a nos construir… Educadores q conhecem minimamente as armadilhas do ato de pensar julgarão menos e compreenderão mais, serão mais ávidos em abraçar e mais lentos para rejeitar, investirão não apenas nos alunos que tirem as melhores notas, mas também nos que têm péssimo desempenho, saberão colocar limites para formar mentes livres, e não servos para obedecer ordens.”

Sérgio Boeira Kappel
Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here