Inesperados rumos e direções

0
3113
Imagem: kellepics / shutterstock

Naquela ocasião nossa reflexão era uma alerta para fatos positivos ou negativos, que podem ocorrer a qualquer momento a qualquer um de nós.

E, nestes momentos, só pessoas emocional e espiritualmente fortes, com grande resiliência e automotivação, são capazes de fazer frente, de forma eficaz, a elas.

A vida é repleta de eventos inesperados e surpreendentes, dentre o quais a morte é o mais impactante de descontínuo de todos. E, a recente partida de um amigo querido, foi o gatilho e a inspiração para escrevermos o presente artigo.

No entanto, viver bem a vida, ser feliz, deixar um bom legado, são realidades que se assemelham a uma grande utopia. Pois os fatos inesperados, assim como as utopias, nos fazem acreditar que nas mudanças bruscas, Deus está no comando. Novos rumos passam a ser seguidos e um novo cenário de vida desenrola-se. Enfim, saúde, bem estar, felicidade, é tudo uma grande e realista utopia! E assim continuamos caminhando para a frente, em nossa jornada pela vida em busca de auto-realização e felicidade.

Inesperados Rumos e Direções:

1) Viver Bem é coisa Rara: Nunca a afirmação de Oscar Wilde (Paris/Out.1854 – Nov.1900); esteve tão real e verdadeira: “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”.
A luta pela sobrevivência de muitos, a luta pela acumulação de riquezas de poucos e a insana batalha para provar qual Deus é mais capaz e poderoso; tem drenado a capacidade humana de transcender e atingir um estágio de “alegria de viver”. Enquanto isto o egoísmo, a luxúria e a miséria humana se sobrepõe a um viver saudável, digno e feliz. Saiba +++.

2) É o inesperado que muda nossas Vidas? [Rita Coelho] … SIM, disse e reafirmo: é o inesperado que muda nossas vidas. Você pode ter um planejamento impecável, pode ter os seus horários organizados e saber exatamente, o que deve fazer a cada minuto. O único problema nessa situação é que você esqueceu de avisar alguém muito importante: a vida. Ela não tem planejamento, ela acontece como tem que acontecer. Saiba +++.

3) Complexidades do Bem Viver: É um tema sobre o ser humano do século XXI. As pessoas são complexas e trazem em si características opostas. Às vezes nem conhecemos essa complexidade, outras vezes nem percebemos que deixamos adormecidos por muito tempo características que nos tornariam muito diferentes do que estamos sendo e, nos favoreceria outra forma de viver. Edgar Morin no livro “Os 7 Saberes: Educação do Futuro”, destaca … Saiba +++.

4) Horizonte de nossas Utopias: É nossa reflexão sobre a bela foto, de uma bela manhã de Fev./2015, onde mar, horizonte, Lua e o Sol apareciam simultâneos no céu e na fotografia. Belo dia, bela natureza, mágica da vida humana e cósmica. Tudo uma grande utopia! Saiba +++.

Sérgio Boeira Kappel
Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here