Mulheres que fizeram a diferença!

0
665
Mulheres Diferenciadas

Mulheres que fizeram a Diferença é nossa homenagem neste mês de Maio – Mês da Mulher. São mulheres que marcaram história, que deixaram seu legado e até hoje estão presentes no nosso cotidiano.

Veja quem são essas mulheres inspiradoras, que quebraram as regras e são referência para outras almas femininas. Nas artes, na moda, nas ciências, em lutas pátrias, enfim em todas as áreas da atividade humana. Parabéns a elas e a todas as mulheres contemporâneas que fazem a diferença no mundo!

Mulheres Diferenciadas

Cleópatra – Rainha do Egito, sem dúvidas marcou a história. Herdou o trono de seu pai e teve relacionamentos com Julio Cesar e Marco Antônio. Por isso até hoje é considerada uma das soberanas de maior poder da antiguidade. O nome Cleópatra significa “Glória do Pai”. Foi uma grande negociante, estrategista militar, tinha fluência em seis idiomas e conhecia muito sobre filosofia, literatura e artes gregas.

Madre Teresa – fundadora da congregação Missionárias da Caridade, era uma mulher de uma inabalável fé. Nascida na Turquia foi uma religiosa católica beatificada pela igreja em 2003. Considerada por muitos a missionária do século XX, dedicou sua vida para ajudar aos pobres. Madre Teresa também detém o Nobel da Paz de 1979.

Carmen Miranda – uma mulher que dispensa apresentações, era uma cantora e atriz completa. Luso-brasileira, Maria do Carmo Miranda da Cunha foi percussora do tropicalismo e carregava um grande sucesso também no exterior. Carmen foi considerada uma das maiores artistas de todos os tempos. Foi encontrada morta em seu quarto em Beverly Hills vítima de overdose.

Edith Piaf – cresceu em meio aos bordéis daquela época. Criada por sua avó dona de um prostíbulo, Edith revelou um grande potencial para a música. Foi descoberta através das canções populares que cantava nas ruas junto com seu pai, Louis A. Gassion. O seu canto expressava claramente a sua trágica história de vida. Participou também de peças teatrais e filmes da época.

Joana D’Arc – conhecida também como Donzela de Orleans, Joana foi uma heroína francesa e hoje é santa da igreja católica. É a santa padroeira da França e foi chefe militar na Guerra dos 100 anos. De origem camponesa, era modesta e analfabeta e considerada uma mártir. Foi canonizada e 1920. Foi morta na fogueira 5 séculos antes acusada de Heresia.

Maria Quitéria – Considerada a Joana D’Arc brasileira, era militar e heroína da Guerra da Independência. Hoje é a patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Disfarçou-se de homem para alistar-se e entrar no exército. Morreu anônima aos 61 anos de idade em Salvador, na Bahia.

Cora Coralina – a lírica Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa de grande importância para o Brasil. De hábitos simples e doceira por profissão, Cora Coralina viveu longe das grandes cidades preferindo a vida pacata do campo. Produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro. Cora Coralina morreu em Goiânia, vítima de pneumonia.

Lady Di – conhecida mundialmente, foi a primeira esposa do Príncipe Charles, filho mais velho e herdeiro de Elizabeth II, rainha do Reino Unido. Lady Di foi uma filantropa e responsável por atitudes solidárias com os mais desfavorecidos. Ficou conhecida especialmente pelo o seu envolvimento em campanhas de combate à AIDS. Morta em um controverso acidente de carro, Lady Di foi responsável pelo segundo maior luto do Reino Unido. O funeral foi assistido por cerca de 2,5 bilhões de pessoas, tornando-se um dos eventos mais assistidos da história da televisão.

Saibam +++ 1 de outras 12 mulheres extraordinárias!

Sérgio Boeira Kappel
Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here