Posturas e Atitudes para uma vida mais feliz

0
547
Imagem: jill111 / shutterstock

Posturas e Atitudes para uma vida mais feliz é uma singela contribuição para o bem viver na turbulência cotidiana das grandes cidades. Os dias, em geral, tem sido uma mistura de ruídos, trânsito engarrafado e poluição visual de muitos tipos. Como fazer para restaurar a paz interior e a alegria da vida?

Vamos apresentar posturas e atitudes simples, mas que contribuem MUITO!

Posturas e Atitudes: algumas sugestões

  • Há 3 coisas que não recuperamos: o tempo, a palavra e a oportunidade;
  • Há 3 coisas que não devemos perder: a paciência, a esperança e a dignidade;
  • Há 3 coisas que valem mais do que tudo: o amor, a confiança, e as convicções;
  • Há 3 coisas inconstantes na vida: o poder, a sorte e a prosperidade;
  • Há 3 coisas que definem uma pessoa: a honestidade, o trabalho e suas realizações;
  • Há 3 coisas que destroem uma pessoa: o vício, o orgulho e a raiva;

e As 3 coisas mais difíceis de dizer: Eu te amo! Me perdoe! Eu preciso de ajuda!

Mais algumas Boas Posturas & Atitudes:

Vamos apresentar 10 Atitudes Simples (de uma lista de 100 ) que certamente melhoram o bem viver e o relacionamento humano:

1 – Sorria quando você fizer contato visual com alguém.
2 – Mantenha a porta aberta para a pessoa atrás de você.
3 – Limpe todas as suas roupas velhas e as doe a alguém em necessidade.
4 – Seja um motorista cortês.
5 – Viva cada momento com entusiasmo.
6 – Elimine as palavras “ódio”, “não posso” e “não vou” do seu vocabulário.
7 – Pense, fale e aja de forma amorosa.
8 – Perdoe alguém!
9 – Converse com alguém que parece solitário.
10 – Aprecie as pessoas como elas são!

Acesse o Saiba +++ e descubra as “100 formas de mudar o mundo para melhor!”

5 Passos para conseguir uma Atitude Positiva na Vida

1 – Tome consciência que ter atitudes positivas é uma escolha: Por muito difícil que seja admitir, você escolhe sempre os estados emocionais em que se encontra, pode é ter mais ou menos consciência disso. Lembre-se que os sentimentos, são isso mesmo, sentimentos que se referem à percepção que estamos a ter em relação a alguma coisa que está a acontecer na nossa vida. Como tal, os sentimentos em si mesmo, não são bons nem maus, são apenas informação. Nós é que interpretamos como bom ou mau, aquilo que sentimos, e a partir daí, escolhemos a atitude a ter face à situação que estamos a viver, ou aquilo que estamos a pensar.

2 – Livre-se da negatividade: Se você pretende viver uma vida de alegria e felicidade, não pode de forma nenhuma alimentar os seus pensamentos negativos, movimentar-se de acordo com eles e muito menos tomar decisões num estado crônico de negatividade.

3 – Olhe para o lado positivo da vida: Podem não existir aspectos positivos em tudo. Acredito que muitas coisas não têm nada de positivo ou construtivo na nossa vida. E por certo todos nós já fomos confrontados com situações destas nas nossas vidas. Quanto a estes acontecimentos nada podemos fazer, dado que não os controlamos. Mas as respostas e reações a eles, sim, podemos escolher o que fazer, que ações tomar e que atitude adotar.

4 – Reforce a positividade em si: Assim que consiga começar a detectar os padrões de negatividade e tomar mais controle sobre os seus pensamentos e consequentes decisões a tomar, as suas redes neuronais irão iniciar um processo de mudança e reforço. Cada vez que conseguir reverter um estado de incapacidade ou uma atitude negativa, para uma atitude mais capacitadora e positiva, esses caminhos neuronais que foram ativados aumentarão a sua força de resposta.

5 – Partilhe a sua felicidade com os outros: Você precisa ser positivo consigo próprio perante este novo e renovado padrão de atitude positiva para que possa realmente ter efeito, mas necessita igualmente mostrar-se positivo com os outros. É reforçador e reconfortante a partilha da sua positividade ao mundo. Existe uma forma muito simples de poder executar isto. Seja agradável com as outras pessoas, diga a alguém que simpatiza com ela. Elogie alguém por alguma característica que goste nessa pessoa. Diga a alguém muito significativo para você, o quanto o ama e como essa pessoa é importante.

Sérgio Boeira Kappel
Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here