Dicas de organização para o seu inverno ser mais agradável

0
483
Imagem: Arquivo Pessoal da Colunista

O inverno está aí e traz com ele além do frio alguns incômodos: umidade, mofo, gripes, aquela vontade de ficar só debaixo das cobertas…

Mas você pode, com um pouco de organização, reverter tudo isso e curtir um inverno bem aconchegante.

Deixe a casa preparada  

O clima é convidativo para a leitura e filmes. Deixe cestos com mantas, almofadas e livros perto do sofá. Assim fica tudo à mão para quando precisar e depois do uso os itens voltam para seu lugar. Uma bandeja com pés também ajuda, tanto para um café na cama ou para apoio no sofá.

Nessa época são comuns resfriados e alergias. Faça uma revisão nos seus medicamentos, retire o que estiver fora da validade e providencie os mais usados. Não guarde os remédios no banheiro, pois devido a variação de temperatura e umidade podem perder as propriedades.

Não deixe toalhas secando no banheiro. Coloque-as no varal ou em casos de umidade extrema na secadora. Junte as toalhas de toda a família e use a máquina uma vez só. Também não deixe tolhas extras no banheiro, escolha um ambiente menos úmido para isso.

Aqueça a casa com calor humano e aproveite momentos com a família e amigos. Organize uma noite de sopas ou queijos e vinhos, um chá da tarde, uma maratona de filmes ou jogos.

Arrume um espaço para as crianças brincarem nas férias. Deixe tapetes, almofadas e mantas e veja se não encana vento no local. Assim elas ficam aconchegadas e a bagunça não se espalha pela casa toda. Combine com as outras mães um rodízio entre as casas.

Limpeza

Para evitar mofo causado pela casa fechada e banhos quentes, faça sachês e deixe nos armários. Use tule ou meia calça com giz escolar ou uma mistura de cravo, hortelã, alecrim e lavanda. Limpe o interior dos armários, usando 1 litro de água e 4 colheres de sopa de vinagre.

Otimize sua rotina de lavanderia, pois as roupas vão demorar mais para secar. Separe um espaço do guarda roupa para as peças que podem ser usadas mais uma vez antes da lavagem. Assim não mistura com as limpas e não acumula roupa demais para limpeza.

Apesar do ventinho gelado, deixe as janelas abertas pelo menos 1 hora por dia para que o ar seja renovado e evitada a proliferação de ácaros. Tire o pó com pano úmido pelo menos 3 vezes na semana, pois o agente que mais causa alergias nessa época é o pó. Troque a roupa de cama semanalmente. Quando estiver sol, deixe as cobertas mais pesadas arejando, já que serão lavadas com menos frequência. Os raios de sol têm efeito bactericida.

Roupas

Separe o que não vai usar neste inverno e doe. Verifique principalmente as roupas das crianças, que cresceram de um ano para o outro. Há muitas pessoas que estão precisando e você não acumula energia estagnada.

Embale as roupas de verão em capas de TNT ou em malas e as coloque no maleiro ou em outra parte menos acessível, liberando espaço para as roupas de frio. Colmeias ou sapateiras são ótimas para deixar cachecóis e luvas sempre à mão e organizados.

Espero que essas dicas sejam úteis e seu inverno muito mais gostoso!


Este é o primeiro texto da coach de organização e produtividade Suzana Dias para o portal Plena Mulher. Seja bem vinda ao nosso time de colunistas, Suzana Dias.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here