Cozinhando em tempos de pandemia

0
649
Imagem: Shutterstock

Não, não vou mentir. Pandemia, isolamento social, coronavírus, crise econômica, tudo isso é muito desgastante para todos nós. É claro que sairemos de alguma forma impactados disso tudo, não é mesmo?

No entanto, dá sim pra ter boas experiências e aprendizados mesmo em tempos repletos de perdas e tristezas. Nos últimos meses, muita gente tem descoberto ou reencontrado o prazer de cozinhar.

É claro que o delivery é uma benção, mas é inviável pedir comida todos os dias e ir para a cozinha, colocando literalmente a mão na massa pode, além de econômico, ser uma distração e um momento de convívio familiar.

A solução pode estar na cozinha

Estar em casa, mesmo a contragosto, é uma oportunidade para cozinhar mais, consumir alimentos com mais nutrientes e testar receitas que saem do básico.

Afinal, uma das atividades que nos trazem mais alegria e satisfação em qualquer situação é comer. Somos evolutivamente, neurologicamente e hormonalmente programados para gostar de comida, e para comer mais do que necessariamente precisamos, o que contribui para aqueles quilinhos a mais.

Mas saber cozinhar pode melhorar a qualidade nutricional da alimentação e diminuir o total de calorias ingeridas. E isso se dá em grande parte pelo fato de que a comida feita em casa a partir de ingredientes frescos possui valor nutricional maior que alimentos processados ou ultraprocessados. Essa comida caseira também tem uma maior variedade de nutrientes, e por isso é ao mesmo que é mais saudável, traz também maior sensação de saciedade.

Por isso, aproveite essa época para cozinhar e apreciar o conforto e os benefícios da comida caseira. No aconchego de sua casa e com sua família, prepare aquilo que lhe nutre, que te traz prazer e acima de tudo saúde.

Transforme sua cozinha em local de encontro, chame as crianças e tente fazer da preparação das refeições momentos de alegria e descontração. Isso será fundamental para sua saúde, física e mental, e também de toda a família.

Dicas para começar no maravilhoso da cozinha

Mas você não sabe cozinhar? Isso não é problema!

Cozinhar não é nenhum bicho de sete cabeças e com paciência, organização e dedicação qualquer um pode aprender a fazer pratos incríveis. E para te ajudar a começar no maravilhoso mundo das panelas, selecionei algumas dicas básicas:

Leia a receita em detalhes e pré-aqueça o forno, se necessário: entender as etapas da receita e o que você deverá fazer é fundamental para que tudo seja um sucesso. E nunca se esqueça de pré-aquecer o forno quando isso for indicado na receita, isso é crucial para alguns pratos.

Tenha que tudo que precisará em mãos: ingredientes e utensílios não podem faltar no momento de preparar uma refeição. Por isso, confira se não esqueceu nada e se todos os eletrodomésticos necessários estão prontos para o uso.

Lave bem as suas mãos e os alimentos: todo cuidado é pouco, ainda mais com os perigos do coronavírus.

Pique todos os ingredientes que serão usados: isso é muito importante, já que, a partir do momento em que você começar a cozinhar, é preciso ter tudo pronto para colocar na panela conforme as etapas da receita forem avançando.

Organize a bancada para não se atrapalhar: depois de picar, fatiar e cortar os ingredientes, deixe todos os potinhos necessários para a receita em um local que não atrapalhe as suas atividades.

Não tenha pressa: cozinhar deve ser algo tranquilo. Assim, evite fazer tudo correndo e de qualquer jeito. A pressa ainda pode resultar em queimaduras, cortes e uma receita que não deu certo.

Fique de olho em quem pode te ensinar

Observar é uma ótima maneira de aprender algo, e com a cozinha não é diferente. Mas na falta de alguém em casa para observar e aprender, use a tecnologia a seu favor.

Assista programas de culinária, lives de chefs famosos, veja receitas no Instagram. Pode parecer impossível e muito difícil no começo, mas não tenha medo de tentar!

Por falar nisso, desde que o distanciamento social começou e todos meus eventos foram cancelados, eu tive que me reinventar: passei a fornecer marmitas e também a mostrar no meu Instagram a preparação de algumas receitas que eu adoro.

E ainda tem mais, preparei um ebook incrível de receitas para os meus seguidores! Acesse meu Instagram, saiba mais e comece a cozinhar. Vai ser um prazer, eu garanto!


Chef Bianca Folla é formada em Direito pela PUC/SP e Gastronomia no SENAC/SP, a Personal. Atua na área desde 2005 e seu currículo é recheado de muitos cursos e concursos no Brasil e exterior. Participou e venceu o Reality Show A Batalha do Food Truck no GNT e foi convidada para falar sobre essa experiência no Cozinhando com Palavras na Bienal do Livro. www.achefemcasa.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here