Cuide melhor do seu sono

0
1415
Imagem: Mylene2401 / Shutterstock

Os cuidados com o sono são muito importantes, porém milhares de pessoas sofrem de insônia.

A ciência médica moderna demonstra que existem hormônios no organismo que possuem ciclos cartesianos de atuação, e eles variam no decorrer do dia e da noite. O cortisol, fabricado pelas glândulas suprarrenais, tem sua concentração máxima ao amanhecer. Quando o Sol se põe, a fabricação desse hormônio é reduzida, induzindo ao descanso orgânico.

E então é a vez da melatonina – produzida pela glândula pineal e aumenta no início da noite. Quando ela chega a um certo nível, o corpo tende a esfriar e é induzido ao sono. Entretanto, a vida moderna retarda os mecanismos do organismo e não deixa esse processo natural acontecer. E é por isso que muitas pessoas sofrem com este mal.

Noites em claro são queixas frequentes em consultas médicas e geram uma queda importante na qualidade de vida de muitas pessoas. E a má notícia é – se você não começar a cuidar melhor do seu sono agora, a qualidade dele só tende a piorar, afirma o Dr. Ricardo Balsimelli.

O Ayurveda pode ajudar as pessoas a ter dias mais agradáveis e noites mais tranquilas. Primeiramente, deve-se fazer máximo de atividades durante o dia, incluindo exercícios físicos. Quanto mais energia gasta de manhã e à tarde, mais preparado o corpo estará para o descanso noturno. É fundamental também estabelecer uma rotina antes de dormir. E ela já começa assim que o Sol se põe. Neste momento, a pessoa deve tentar diminuir o volume de Tvs, rádios e outros aparelhos eletrônicos. Na maior parte da semana, evitar frequentar locais barulhentos e agitados. Escolher um jantar leve, de fácil digestão. Alimentos crus e proteínas animais não são aconselháveis para as refeições realizadas após 18 horas. Deve-se reduzir ou eliminar a ingestão de cafeína, estimulantes, adoçantes, bebidas muito geladas e álcool. Optar pelo silêncio ou ouvir uma música harmônica, relaxante e suave.

Uma hora antes de dormir, desconectar-se do celular, mídias sociais etc. Tentar ir para a cama no mesmo horário todas as noites (por volta das 22 horas) ou, pelo menos, cinco noites da semana. Faça a higiene do sono – algumas respirações profundas para relaxar. Tranquilize a mente, inspire, expire, medite, diminua o fluxo de pensamentos. Tente nutrir a paz interna.

A aromaterapia também auxilia e pode ser aplicada na forma de incensos, essência aromáticas, sabonetes, sachês e óleos aromáticos. Algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro ajudam a relaxar. Outras indicações são almíscar, cravo, hortelã, lótus, mirra, patchouli, sândalo, alfazema, flor de laranjeira (neroli) e ylang-ylang.

Em alguns casos podem ser associados suplementos a base de vitaminas e plantas (fitoterápicos) para ajudar a ter uma noite tranquila. A acupuntura também contribui para a boa qualidade do sono, modulando neurotransmissores que induzem e aprofundam o estado de relaxamento.

Para finalizar, algumas receitas ayurvédicas que usam ingredientes naturais e podem ser inseridas na sua rotina noturna:

  • Uma colher de mel antes de dormir (quanto mais puro, melhor)
  • Chás calmantes – erva-cidreira, camomila, sálvia (clary sage)
  • Algumas gotas de Valeriana
  • Acariçoba – cinco folhas no leite antes de deitar
  • Gel de babosa, com gengibre e óleo de gergelim, aplicado na cabeça antes de dormir.

Dr. Ricardo Balsimelli é médico com residência em acupuntura pela UNIFESP/Escola Paulista de Medicina. Título de Especialista em Acupuntura reconhecido pela Associação Médica Brasileira. Instrutor de meditação com experiência em Vipassana, Mindfulness, Zen Budista e Yoga. Pós-graduação em Medicina Ortomolecular e Medicina Ayurvédica. Professor de acupuntura no curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo.

Texto com base no livro Ayurveda, A Ciência da Longa Vida – Dr.Edson D´Angelo e Janner Rangel Côrtes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here