Dicas de cuidados com crianças em praia e locais com piscina

0
241
Imagem: tookapic / shutterstock

Nós adultos devemos ficar atentos o tempo todo para que as férias não se transformem em um problema, principalmente na praia e locais com piscina.

As férias escolares de verão costumam ser sinônimo de diversão e de uma rotina diferente. Muitas famílias aproveitam para viajar e fazer passeios com os filhos, principalmente em locais abertos e com água, como praia e piscina.

E, para que a diversão não se transforme em um problema, o Grupo Surgical, especialista em cirurgias de urgências e emergências, elaborou uma série de dicas para que os pais possam aproveitar ao máximo este período.

“As férias mudam completamente a rotina da família e alguns cuidados acabam sendo deixados de lado. Mas, em se tratando de criança, todo cuidado é pouco”, comenta o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Bruno Pereira.

A prevenção é sempre o melhor caminho. Portanto, os pais devem estar atentos a todos os detalhes, principalmente quando o passeio é em algum local desconhecido. “Bastam alguns segundos para a criança se envolver em um acidente. Então, a principal dica é que ela sempre esteja supervisionada por um adulto, mas há outros cuidados que podem ser tomados também”.

Confira as dicas:

– Ao sair de viagem, garanta que a criança vá de forma segura no carro, ou seja, com cinto de segurança e, dependendo da idade, com os dispositivos de segurança indicados para sua faixa etária (bebê conforto, cadeirinha ou assento elevatório).

– Em locais com água e grande concentração de pessoas, é fundamental que ela esteja acompanhada por um adulto o tempo todo, mesmo que saiba nadar. Além dos riscos de afogamento, há o risco de se perder da família com facilidade. Portanto, redobre a atenção nos ambientes com maior aglomeração de pessoas. É sempre desagradável se perder das crianças em locais cheios de gente e com riscos próximos.

– Também é importante cuidar da alimentação e da hidratação. É importante oferecer alimentos leves, como frutas, e muita água. Também é recomendado evitar comidas pesadas e frituras.

– É fundamental cuidar da proteção solar, que além de evitar queimadura, também reduz o risco de câncer de pele no futuro. Lembrando que, até os seis meses, os bebês não podem usar protetor solar, portanto, a proteção deve ser feita com roupas leves que cubram toda a pele, guarda-sol, chapéu e óculos de sol. A partir dessa idade, deve-se usar o protetor solar indicado pelo pediatra. O retoque precisa ser feito a cada duas horas e sempre que sair da água. Também é fundamental evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes. Até os dois anos, o horário ideal é até às 8h e após às 17h.  A partir dessa idade, a exposição pode ser feita até às 10h e após às 16h.

– No verão, em algumas regiões do país, é comum se observar as chuvas de verão, que vêm acompanhadas por raios e trovões. Este deve ser um motivo de preocupação. Ao notar que chuva torrencial se aproxima, procure abrigo em local coberto e tenha cuidado com os raios.

– Lembre-se que enchentes e inundações são comuns em algumas regiões e, certamente, um adequado planejamento de viagem ou excursão pode trazer mais tranquilidade à família e seus entes queridos.

– Em parques aquáticos, é importante verificar se há salva-vidas e Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) distribuídos pelo parque e em zonas de fácil alcance e visualização.

– Adultos devem evitar bebidas alcoólicas nesses cenários por razões óbvias. O álcool prejudica sua capacidade cognitiva, diminuindo sua atenção para com o meio e aumenta a desidratação corporal, facilitando, por sua vez, o processo de insolação.


Bruno Pereira é professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e CEO do Grupo Surgical, especialista em cirurgias de urgências e emergências e atua em oito hospitais de Campinas e Região. Criado para suprir uma deficiência encontrada nos serviços de saúde, o Grupo Surgical implantou marcadores internos, controle de resultados e padronizou o atendimento a emergências cirúrgicas em suas diferentes apresentações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here