Não se esqueça dos cuidados com a saúde no Carnaval

0
440
Imagem: Andi_Graf / Shutterstock

Carnaval é época de curtição, mas isso não significa que você pode abdicar totalmente dos cuidados com a saúde. A aglomeração de pessoas, o extremo calor e as escolhas tomadas pelos foliões são todos fatores de risco e as consequências podem durar mais do que cinco dias.

O importante é lembrar que prevenir é sempre melhor que remediar. Com cautela e bons hábitos, você pode curtir seu carnaval sem medo – e já pronto para ainda mais em 2020.

Algumas dicas para a folia sem preocupações, nas palavras dos grandes mestres da música carnavalesca!

1 – “Já pintou verão, calor no coração”: e também nas nossas cabeças. O Carnaval é época de muito sol, principalmente nas cidades favoritas dos foliões: Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Então, não deixe de proteger a pele contra os raios ultravioletas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 15. E não se esqueça de reaplicar a cada duas horas!

2 – “Beba, beba, beba, beba água mineral”: Todo esse calor e o esforço físico dos blocos e marchinhas nos fazem suar muito, o que só pode significar uma coisa para o seu corpo: desidratação. Por isso, obedeça aos ensinamentos de Carlinhos Brown e o Timbalada: beba água regularmente.

3 – “O Araketu quando toca deixa todo mundo pulando que nem pipoca”: pule! Dance! Se divirta! Mas guarde um momento para o descanso. A folia pode durar 24 horas, mas seu corpo não aguenta. Respeite as oito horas de sono necessárias para que você funcione plenamente. Se preciso, inclusive, tire um cochilo durante o dia.

4 – “Cachaça não é água não”: vá com calma! Todo mundo gosta de uma cervejinha durante a folia, mas modere no álcool, que potencializa a desidratação. A dica aqui é intercalar cada copo ou dose com uma garrafa de água. Assim, você vai inclusive evitar o mal do dia seguinte: a ressaca. Além disso, se for dirigir, nada de carro!

5 – “Traz a boia que ainda sobrou do jantar”: coma bem antes, durante e depois da folia. Um café da manhã robusto, bem balanceado e com muitas opções de frutas já vai te deixar revigorado para sambar o dia inteiro. Durante a folia, barras de cereais são uma boa opção. No almoço, aposte nos carboidratos, para te dar bastante energia para dançar e pular. À noite, um jantar leve, porém rico em nutrientes, vai te ajudar a ter uma boa noite de sono e aguentar ainda mais purpurina no próximo dia. Evite também, em qualquer horário, alimentos ricos em gorduras, que te darão uma sensação de estufamento.

6 – “Pererê não faz amor sem camisinha”: não tem como ser mais explícito. O carnaval é época de novas e repentinas paixões, mas não deixe jamais de se proteger. Muitas doenças são transmitidas pelo sexo e uma das melhores maneiras de evita-las é exatamente a camisinha. Praticando com segurança, você não guarda más lembranças para os próximos carnavais.

O carnaval existe para ser curtido com muita alegria e zoeira. Porém, cuidados com a saúde ainda são necessários, para que você possa curtir ainda muitos outros carnavais.


Dr. Ulisses dos Santos é gestor médico do HSANP, centro hospitalar da Zona Norte de São Paulo (SP).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here