Sete técnicas para termos mais equilíbrio e bem-estar em 2021

0
283
Imagem: Divulgação / Assessoria

O começo de um ano novo pode trazer sentimentos de esperança, renovação, fé – como também arrependimento e frustrações.

De acordo com a instrutora de yoga Evelyn Penna, esse coquetel de emoções é comum no final de um ciclo, mas também é importante se preparar para o ano novo a fim de conquistar dias mais saudáveis, leves e equilibrados.

Confira sete técnicas para iniciar 2021 com felicidade e controle emocional.

1 – Respiração coronária para 365 novos dias com menos estresse

Essa técnica de respiração consiste em controlar o fluxo de inspiração e expiração, inspirando em um tempo e expirando no dobro desse tempo, sendo muito benéfica energeticamente, além de relaxar os músculos cardíacos – já que as coronárias são os vasos sanguíneos (artérias) que nutrem o músculo cardíaco, portanto, fundamentais para o funcionamento do coração.

A respiração coronária é capaz de relaxar profundamente o sistema nervoso, prevenindo o estresse, doenças cardíacas, ao mesmo tempo que faz as pessoas respirarem de forma mais consciente e se conectar com o momento.

Na prática

Comece puxando o ar por 3 segundos e solte o ar por 6 segundos. Evolua a inspiração por 5 segundos e expire por 10 segundos. Se ainda estiver fácil, aumente o nível aos poucos, inspirando 6 segundos e expirando 12 e assim por diante. “Use esse método ao entrar e descer do carro.  A dica também vale para outras situações que possam provocar ansiedade, como antes de uma reunião, por exemplo.”.

2 – Eu aceito, eu confio, eu entrego, eu agradeço!

Esse mantra, criado pelo professor Hermógenes, divulgador do Hatha yoga – associado à prática de posturas e exercícios de respiração – é uma alternativa da instrutora para atrair positividade e calma no novo ano. “Minha dica é repetir cada uma dessas afirmações quatro vezes para internalizar o significado. Sempre que estiver em uma situação de tensão, mentalize: Eu aceito. Eu aceito. Eu aceito. Eu aceito. Eu entrego, eu entrego, eu entrego, eu entrego. Com os meus alunos eu intensifico o mantra e ele fica assim: eu aceito a realidade como ela se apresenta, eu entrego os frutos das minhas ações, eu confio que tudo se desenrolará da melhor maneira possível, eu agradeço pelas minhas bençãos e oportunidades.”

3 – Cuide da limpeza interna e externa

Sempre que possível, acorde de manhã e beba água com limão para sentir o corpo mais limpo logo cedo. “Busque também fazer uma limpeza mental, energética e a limpeza da casa. É importante purificar o ambiente como um todo, se atentando as coisas que se consome e, quando digo isso, me refiro não só ao que se come, mas também ao que levamos para dentro do nosso lar. Quais canais você assiste? O que você está ouvindo? Você está se nutrindo? Isso está me tirando energia ou me dá energia? Sempre é importante fazer esse questionamento para escolhas mais benéficas para a saúde mental e física”.

4 – Aprenda coisas novas em 2021

Renovar o conhecimento é importante para colocar o cérebro sobre diferentes estímulos e experiências. “E relaciono o aprendizado novo não apenas a trabalho, mas me refiro a vida pessoal mesmo.  Que tal começar o ano, por exemplo, se inscrevendo em programas de meditação?! Entenda o que é, se aventure! Isso vai ajudar a inibir doenças, como a ansiedade, deixando de lado o tempo ocioso”.

5 – Escute mais

Para 2021 as pessoas precisam escutar mais, entender e compreender os outros, de maneira acolhedora. “O escutar é essencial para construirmos boas relações. É preciso escutar o outro sem se preocupar sobre o falar. Tenha um tempo para pensar, não tenha pressa, acolha! 2020 mostrou muito que somos seres com fragilidades psicológicas, o que reforça a importância de prestar mais atenção no outro e compreendê-lo”.

6 – Beba água mesmo sem sede

Nosso corpo é composto em sua maioria por água, que está relacionada com praticamente todas as reações corporais. “É muito importante que no ano novo as pessoas se forcem beber mais água. Ela é fundamental para as células conseguirem funcionar e se regenerar de maneira saudável”.

7 – Valorize aquilo que você já tem

“Não espere ficar sozinho para valorizar uma companhia. Não espere as pessoas que você ama morrerem para sentir saudade. 2020 trouxe uma lição muito importante, de nos conectarmos mais com as pessoas que amamos, com a família. Não espere ficar doente para entender o quanto a saúde oferece infinitas possibilidades de fazer coisas novas todos os dias.  Seja grato, valorize!”.


Evelyn Penna é Instrutora de yoga com formação nacional reconhecida pelo MEC e formação internacional com certificado YTT pela Yoga Allianz, especializada em Yoga Flow, Yin Yoga e Meditação para iniciantes, disponíveis na plataforma de exercícios online Queima Diária.  www.queimadiaria.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here