Sintomas da menopausa podem ser minimizados com o pompoarismo, a melhora no calorão, secura vaginal e aumento do libido.

A preocupação das mulheres com mais de 55 anos de idade é com a menopausa, que traz diversos sintomas indesejados para o corpo feminino. Entre as ocorrências mais comuns estão os “calorões”, segura vaginal, ausência ou instabilidade da menstruação, além de redução no desejo sexual e em casos extremos, ansiedade e nervosismo.

Para melhorar os impactos das alterações hormonais, a pompoarista Carol Ribeiro, explica que, a técnica do pompoarismo auxilia para minimizar os impactos da menopausa. “O pompoarismo regula os hormônios femininos e voltam o funcionamento do corpo ao normal”. Os exercícios do pompoarismo devem ser realizados diariamente por, no mínimo, 2 meses.

Após 15 dias de treinamentos diários a mulher já sente a região vaginal mais lubrificada. O pompoarismo age primeiro na cura do ressecamento vaginal, que é muito incômodo, doloroso e aumenta o risco de infecções, pois a capacidade de auto limpeza do canal vaginal fica comprometida.

O pompoarismo é uma ginástica íntima oriental que tem como objetivo fortalecer a musculatura da vagina e de toda a região pélvica, inclusive o ânus. “Entre os benefícios estão a redução de cólicas menstruais, redução de infecções vaginais e urinárias, cura de incontinência urinária e fecal, prevenção e tratamento de prolapso uterino (queda do útero)”.

O primeiro resultado aparente é o aumento da lubrificação natural da vagina. Com 15 dias de treinos de 30 minutos diários este resultado é facilmente alcançado. “Além disso, como o pompoarismo trabalha com movimentos pélvicos, a irrigação sanguínea do útero é aumentada. Assim, os hormônios naturais da mulher como a progesterona aumentam, ajudando a regular o funcionamento normal do corpo e, consequentemente, aliviando os sintomas do desequilíbrio hormonal”.

Sintomas da menopausa:

Dor local: articulações, trato urinário ou vagina

No corpo: fadiga, osteoporose, suor noturno, ondas de calor, sentindo frio ou suor

Dor circunstancial: durante a relação sexual

No sono: despertar precoce, dificuldade em dormir ou insônia

Na cognição: esquecimento ou falta de concentração

Na virilha: desconforto vaginal, secura vaginal ou sensibilidade vaginal

Na menstruação: ausência de menstruação ou menstruação irregular

No sexo: desejo sexual reduzido ou disfunção sexual

No humor: ansiedade ou nervosismo

Na pele: alterações na textura ou secura

No trato urinário: desconforto na bexiga ou necessidade frequente de urinar

No peso: alterações no peso corporal ou ganho de peso

Nos cabelos: queda de cabelo do couro cabeludo ou secos


Carol Ribeiro é pompoarista. Saúde da Mulher: Técnica do Pompoarismo previne doenças. Pompoarismo Brasília – www.pompoarismobrasilia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *