Apostar em cosméticos como bases, sombras, batons e blush também podem promover benefícios dermatológicos. Ao menos, foi isso que a renomada dermatologista norte-americana Zoe Draelos defendeu em sua apresentação no 2017 Anual Meeting, principal evento de dermatologia do mundo, realizado anualmente nos Estados Unidos.

A principal justificativa? Os cosméticos podem servir como um fator de proteção solar e da luz visível, representando FPS 4, por conta do seu poder de irradiação da luz.

A dermatologista Gabriella Albuquerque, destaca que o uso de maquiagem juntamente com o filtro solar opaco (filtro com cor) se torna uma boa barreira contra o melasma (macha escura que aparece na face), principalmente para as pessoas que trabalham em frente ao computador e ou na luz fria.

– Isso ocorre porque alguns filtros/base contêm substâncias que permite uma maior reflexão da luz aumentando a tolerância da luz visível.  Por exemplo, usar filtros solares com bases mais escuras na pele é uma eficaz forma de proteger dos raios solares e evita a piora de quadro de manchas na pele.

Outras boas dicas

O batom oferece proteção a luz solar parecida com o protetor labial com FPS. Os batons opacos e coloridos oferecem maior fotoproteção e, por isso, são indicados para mulheres com lábios muito claros. “Para olhos, o uso de rímel, delineador e sombra podem proteger do sol. Sombras e bases podem dar maior proteção que FPS orgânicos como corretivos e sombras.”

Cada dia mais o desenvolvimento dos cosméticos tem se preocupado em não apenas camuflar defeitos e imperfeições, mas também em oferecer uma proteção ao sol através da adição de pigmentos que colorem suas texturas ou através de substâncias que refletem a luz como a mica.

Vale lembrar que a exposição solar e a luz estão relacionados com a maior parte dos cânceres de pele, por isso os especialistas tanto reforçam o uso do protetor solar diário. Além de proteger a pele contra o câncer, a proteção também previne o envelhecimento precoce e a queimadura solar.


Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *