5 valores éticos que os pais devem ensinar aos filhos até aos 7 anos

0
2628
Imagem: Mojpe / Shutterstock

Por trás de cada decisão, de cada comportamento parental deve estar a capacidade de pensar, sentir, agir e de se comportar de maneira previsível e estável, sendo éticos os pais ensinarem ética.

A família vem em primeiro lugar na hora de ensinar os valores éticos, os laços afetivos familiares garantem um aprendizado duradouro, porém a escola também é um agente de transmissão de valores, mas não pode ser comparado a importância da família na hora de educar os filhos para um mundo melhor para todos. E para construírem um mundo onde há os melhores amigos, os melhores empregos, e até mesmos os melhores pares afetivos, o segredo é ajudá-los a desenvolver competências de relacionamentos desde pequenos.

Cada família deve encontrar sua familiaridade e particularidade com os valores humanos que mais acharem importantes desenvolver, mas esses cinco valores precisam estar na lista do que os pais querem ensinar aos seus filhos.

Respeito: valorizar a experiência dos mais velhos é a primeira lição a se ensinar sobre respeito. Hoje esse preceito está em falta em qualquer relação, mas sendo gentis com pessoas mais velhas, ajuda a criança a compreender que o outro tem a contribuir com suas próprias crenças e convicções. Assim aprendem sobre diferenças.

Amizade: quando os pais se relacionam com seus vizinhos de forma harmoniosa e convivem com amigos demonstrando suas habilidades sociais, eles ensinam a valorizar amizade e sobretudo, que não há necessidade de disputa. Há ainda uma possibilidade de ensinar generosidade e gratidão, isso os colocará no caminho da felicidade.

Responsabilidade: cumprindo com suas obrigações e tendo cuidado de cumprir os acordos firmados, os pais ensinam responsabilidades sem angústias. Será mais fácil para as crianças respeitarem as regras da escola, ao verem que seus pais respeitam as regras de trânsito, livrando-se das multas e das consequências relacionadas à segurança.

Tolerância: a intransigência sempre será destrutiva, demonstrar tolerância nas filas de banco, supermercado, e até perdoar quando alguém tiver uma atitude ríspida, ajudará a criança a ter auto controle ao brincar com seus pares na escola, a esperar o fim de semana para o passeio legal em família. E o mais importante, quando os pais toleram as dificuldades do cotidiano, ensinam seus filhos a serem fortes e confiantes.

Amor: o amor que as crianças recebem acaba produzindo excelentes resultados. Qualquer criança que se sentir amada, amará o próximo também e consequentemente se tornará mais humana!

Os valores éticos são necessários porque são diretrizes e ajudam as crianças a encontrarem um sentido para suas vidas. São esses valores que ajudarão as crianças a entender, aceitar e amar mais não só a si mesmos, mas também as demais pessoas.


Monica Pessanha é psicopedagoga e psicanalista infantil e de adolescentes. Especialista sobre crianças e comportamento infantil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here