A verdade é sempre melhor do que a ilusão

1
677
Imagem StockSnap / Shutterstock

Muitas de nós preferem a ilusão por acreditar que a verdade é muito dura. Mas, e quando a ilusão acaba?

Nenhuma ilusão dura para sempre e, por isso, a verdade é sempre o melhor caminho. A frase é de Camilla Couto, orientadora emocional para mulheres, com foco em relacionamentos. Uma verdade, mesmo que doída, é melhor do que uma ilusão, muitas mulheres vivem uma situação corriqueira: conhecer alguém novo e imediatamente passar a olhar tal pessoa com os próprios olhos, montando uma personagem que não é real, mas totalmente feita de expectativas.

Ilusão

Quando você olha para o outro, mas não consegue enxergar exatamente o que ele é, pois enxerga apenas seus próprios desejos, sua carência, e sua idealização de parceiro. Dessa forma, passa a viver uma ilusão, afirmando para si mesma que esse alguém é exatamente quem você vem esperando conhecer há anos e que, incrivelmente, ele está tão a fim dessa relação quanto você – sem avaliar e até sem enxergar a forma como ele age, quem de fato é, e o que realmente sente”. O maior perigo desse tipo de comportamento é criar expectativas demais e se machucar constantemente, toda vez que perceber a realidade.

Isso normalmente acontece quando o outro vai embora, deixa de atender, ou simplesmente fala a verdade. O choque da realidade com a ilusão criada é cruel. Mas, veja bem, existe nisso um aprendizado incrível: nada e ninguém é como nós imaginamos, as coisas e as pessoas simplesmente são como são. E quando paramos de idealizar, passamos a compreender as situações e as pessoas, aprender com elas. Isso é amadurecimento.

A vida não é um conto de fadas, embora tenha momentos incríveis de felicidade e conexão. Quanto mais estamos despertas para a verdade, mais esses momentos aparecem. O problema é que, na maioria das vezes, estamos tão focadas no sonho, na idealização, que inclusive nos privamos de enxergar a beleza dos momentos mais simples. Entender essa dinâmica, para ela, ajuda a abrir o coração e aumenta as oportunidades tanto de conhecer novas pessoas, quanto de aceitar aquelas que conhecemos como são. Um passo de cada vez, cada verdade doída sendo compreendida a seu tempo, e logo as expectativas serão substituídas por fantásticas experiências.


Camilla Couto é Orientadora Emocional para Mulheres, com foco em Relacionamentos. Criadora/ autora do Blog das Amarildas e fundadora do PAR – Programa Amarildas de Relacionamentos. Orientadora emocional, Terapeuta Floral (TF-153-17/SP) e Contoterapeuta, viveu durante 8 anos no exterior conhecendo diferentes culturas e comportamentos. www.amarildas.com.br

1 Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here