O ano começa após o carnaval. Por que as pessoas procrastinam?

0
270
Imagem: cuncon / shutterstock

O ano começa após o carnaval não é desculpa. Geralmente a procrastinação está em tudo aquilo que não temos interesse ou não é uma grande habilidade.

Isso acontece porque o ser humano tem a tendência de querer ficar na sua zona de conforto e fazer as coisas mais fáceis. Com isso arrumam desculpas com o objetivo de justificar sua atitude de adiar tudo, deixar para depois. E ainda usam as frases clássicas de final de ano: “Agora só vou ver isso ano que vem. Em dezembro o ano já acabou não tem o que fazer”. ou “No Brasil o ano só começa após o carnaval”.

Observe se você anda procrastinando. Pense se está se desafiando a desenvolver algumas habilidades essenciais para o seu sucesso como, planejar e executar.

Será que você se identifica com algum desses exemplos?

Joaquim ama planejar tudo nos mínimos detalhes, investe horas fazendo essa atividade que é o seu dom (habilidade), mas não executa e coloca em prática o planejamento. Então, nada sai do papel, aí não adianta nada planejar porque vai tudo por água abaixo.

Já a sua colega Beatriz parece um trator, o que coloca na mão dela é resolvido rapidamente. O único problema é que como não planeja as coisas não tem a mínima ideia do que está fazendo direito, porque só pensa no resultado. Assim, ela às vezes não se relaciona bem com as pessoas, acha que é tudo urgente, e vira e mexe tem uma crise emocional ou de saúde por não saber priorizar o que é importante.

“Busque trabalhar o equilíbrio entre planejar e executar para ganhar uma evolução que consiga manter a longo prazo, sendo sustentável. O final do ano é uma ótima época para fazer reflexões e analisar todos os resultados alcançados. Além é claro de mensurar a sua evolução. Verifique se as estratégias executadas foram boas e quais precisam melhorar. Não existe resultado diferente com as mesmas estratégias e atitudes”, declara a coach de desenvolvimento humano, Sabrina Espíndola.

Os resultados de um ano são construídos todos os dias. Então, se você deixar para iniciar o seu ano apenas depois do carnaval, em março, já está atrás da concorrência e do mercado de trabalho quase três meses. Aproveite o final e o início de ano que são mais festivos e tranquilos para ativar a criatividade e a inovação com a sua equipe visando otimizar os resultados de 2019.

10 dicas para ter um plano e aumentar os seus resultados:

Resultados: escreva todos os resultados que você conquistou nesse ano de 2018

Estratégias: anote quais foram as estratégias e atitudes que te levaram a esse resultado.

Erros: crie uma lista de erros e o que você aprendeu com eles para evitar a repetição.

Aprendizagem: quais foram as principais aprendizagens com os erros e as conquistas.

Evolução: o que você percebeu que evoluiu.

Metas: quais serão as suas metas de 2019. Lembre-se de responder essas perguntas: O que quer? Por que é importante? Quando irá fazer (prazo)? Quanto será preciso investir? Quem serão os seus parceiros?

Plano de Sucesso: a partir das metas definidas crie um plano para cada uma delas. Pense em cada meta como um projeto com início, meio e fim. Lembrando de colocar as etapas: Diagnóstico (tudo o que irá precisar para realizar a meta), Desenvolvimento (colocar a mão na massa para fazer acontecer); Resultado (mensurar os resultados em cada etapa para verificar se precisa ajustar a estratégia).

Cronograma: uma planilha com todas as atividades e as datas de entrega para acompanhar a execução e evolução. Assim evitar a procrastinação.

Agenda Produtiva: separar uma hora por semana para organizar a agenda da semana seguinte com tudo que precisa ser feito para que cada meta dar um passo em direção aos resultados esperados.

Celebre: cada pequena evolução e conquista deve ser celebrado. Assim, você sente a importância de manter o foco na sua razão e desejo de alcançar esses grandes objetivos.

Lembre-se de criar grandes significados para cada meta. Respondendo essa pergunta: Qual é o meu propósito (por que) de querer conquistar essa meta na minha vida?

A resposta desta pergunta precisa estar junto a sua meta, tendo em vista que constrói um significado para sua meta. Assim, você terá motivação para lutar todos os dias para conquistar ela. Sabemos que terão dias difíceis, então foque no seu propósito e significado para conseguir olhar para o topo da montanha sabendo que independente do obstáculo você chegará ao seu resultado desejado. Para ser feliz faça que essa caminhada seja tão divertida quanto a conquista do prêmio final, resultado da sua meta.


Sabrina Espíndola é coach de desenvolvimento humano.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here