Dicas para arrasar montando uma mesa linda e cheia de etiqueta

0
1227
Mesa decorada
Imagem: MirellaST / shutterstock

A importância de harmonizar os objetos para montar uma mesa cheia de glamour.

Seja para um jantar em família ou almoço de negócios, é importante separar um tempo para se dedicar para arrumar a decoração da mesa.

A decoradora Fabiane Calvo dá 3 dicas para ensinar a melhor forma de distribuir os objetos sobre a mesa e garantir uma mesa elegante.

Centro de mesa

Este é um item indispensável na hora de arrumar a mesa, evite escolher um centro de mesa alto porque ele pode impedir o contato visual das pessoas. Escolha um centro de mesa adequado ao tipo de recepção, se for durante o dia, pode usar flores em pequenas jarras, vasinhos de vidros ou até mesmo garrafinhas de tamanhos variados.

Se for um jantar, a sugestão é optar por velas, que garantem um clima de aconchego e romantismo, as velas podem ser de cores e tamanhos variados, experimente usá-las em bases de vidros. É importante que as velas estejam acesas, portanto este tipo de centro de mesa deve ser evitado durante o dia.

Guardanapo

Muitas vezes o guardanapo é colocado em cima do prato, esta prática não está errada, mas o ideal é que o guardanapo esteja posicionado ao lado esquerdo do prato. Use apenas 1 guardanapo por pessoa, fazer uma composição de 2 peças pode ficar lindo na decoração, mas não é prático. Use e abuse dos porta-guardanapos para fazer a decoração!

Sousplat

O sousplat é uma peça muito importante na decoração na mesa, ele serve como porta prato e a sua função é proteger a mesa. Se for estampado, a toalha deverá ser lisa para evitar que a decoração fique muito carregada, pois isso pode acabar prejudicando a harmonia da mesa. Os modelos de vidro podem ser usados em qualquer ocasião, experimente investir neste tipo, e usar a criatividade nos outros itens para mudar a cara da decoração.

Mas fique atento: Usar o sousplat pode deixar a decoração muito apertada caso a mesa não seja tão grande para a quantidade de convidados, neste caso o ideal é evitar o uso e abusar da decoração do centro de mesa.

Se a refeição for formal, coloque travessas num aparador deixando a superfície mais livre. Isso irá permitir que os convidados possam se servir e se movimentar com mais facilidade. Você pode optar também por servir o prato pronto e colocado na frente do convidado.

“A posição dos itens sobre a mesa é essencial para garantir uma harmonia na decoração, é importante que tudo seja escolhido de acordo com o horário e tipo de recepção”.


Fabiane Calvo é especialista em decoração de eventos intimistas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here