Antes de oferecer alimentos frescos para os pets, verifique se são ou não nocivos para a saúde deles. Alguns vegetais são benéficos, outros podem ser tóxicos, causando vômito, diarreia e até gastrite.

Geralmente assimilamos uma dieta natural a algo saudável. O fato é que, nem sempre o que é benéfico para os seres humanos, tem o mesmo resultado no organismo dos animais de estimação. “Sempre verifique se o alimento que você pretende fornecer ao animal é seguro para alimentação do seu pet e, em caso de dúvida, é melhor não deixá-lo comer”, explica o veterinário Dr. Jorge Morais.

Vegetais e frutas recomendadas

Entre os vegetais recomendados estão a cenoura, que auxilia na saúde oral; a alface e a couve, que são alimentos ricos em fibras e melhoram o trato intestinal; a beterraba e a abóbora. As frutas como a banana, o caju – sem a castanha -, o caqui, moderadamente pois é rico em carboidrato, a maçã, a pera, a manga – sem a casca e o caroço -, o kiwi, a goiaba e o morango são excelentes para balancear a alimentação dos pets.

Vegetais e frutas não recomendadas

Já na lista de vegetais que devem sair do cardápio dos animais de estimação, estão a pimenta, que favorece o surgimento de gastrite; a cebola, que ataca os glóbulos vermelhos do pet, gerando anemia profunda; e a batata crua, que contém substâncias tóxicas para o animal. Já entre as frutas que eles não devem consumir estão o tomate, que pode causar arritmias cardíacas, salivação, diarreia e vômito; a laranja e as frutas cítricas no geral, o abacate, a carambola, o abacaxi e a uva, que pode levar a lesões renais.

Os cães e gatos são carnívoros por essência, mas que, tomando o devido cuidado, os vegetais e as frutas podem servir como petiscos ou como estratégias para a distração dos seus apetites vorazes. “Não substitua a ração ou comida caseira por vegetais e frutas, eles devem ser apenas complemento à alimentação principal do animal”. “Os vegetais misturados na ração podem até mesmo ser uma boa alternativa para fazer os cães, que não são muito fãs do alimento principal, comerem, mas é sempre bom lembrar de consultar um veterinário para escolher a melhor e mais adequada dieta para o pet”.


Dr. Jorge Morais é veterinário e diretor da rede de franquias Animal Place, que foi criada em 1997. É focada em cuidados para animais de estimação e oferece a integração de serviços de hospital veterinário, centro estético, loja e franquias, com soluções criativas e atraentes para os clientes. www.animalplace.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *