Como manter uma rotina mais saudável do seu cão

0
510
Imagem: Pexels / Shutterstock

A busca por mais qualidade de vida para os pets está levando seus tutores a optar por uma rotina mais natural, a medicina integrativa é uma tendência em todo o mundo e não é diferente com os animais, hoje já existem terapias naturais para prevenir ou tratar diversas enfermidades dos pets, de forma integrada.

A medicina integrativa busca identificar e combater as causas das doenças, o que permite cuidar do corpo como um sistema, assim, não só corrigir os sintomas, mas, entender o que está acontecendo com o organismo para tratá-lo por completo.

O tratamento integrativo tem seu foco de atenção a interações entre genética, fatores ambientais e de estilo de vida que podem influenciar a saúde dos pets a longo prazo. Separamos 5 dicas que envolvem estes cuidados para que você consiga mudar ou adquirir hábitos que permitam uma vida mais saudável e natural para o seu pet, vamos praticar?

Alimentação natural

A nutrição é um dos mais importantes fatores para garantir a saúde, a qualidade de vida e longevidade dos peludos. Assim, muita gente já aderiu à Alimentação Natural (AN), uma dieta balanceada por veterinários que pode ser feita em casa.

É uma parte da nutrição que preza pelo cuidado da saúde, a partir das possibilidades que a genética do indivíduo tem de manifestar determinadas doenças devido à sua alimentação e seu estilo de vida.

Passeios diários

Cheirar, marcar um local por meio das necessidades, conhecer outros pets. Isso faz parte do instinto natural do cão e é preciso oferecer este cuidado diariamente. Para cumprir esta meta, você vai precisar dedicar mais tempo ao seu melhor amigo.

Os passeios são essenciais para o animal gastar energia e assim reduzir as chances de desenvolver estresse. É durante o passeio que o animal irá aprender a caminhar sem puxar a guia, a socializar e a farejar.

Suplementos naturais

O uso de nutracêuticos para os pets já tem muitos adeptos que entendem os benefícios que podemos ter a partir dos alimentos.

Os suplementos naturais possuem, de forma concentrada, compostos bioativos provenientes dos alimentos naturais. O objetivo é ajudar em diversas funções do organismo.

Existem diversos ingredientes naturais que podem trazer benefícios para a saúde dos pets como a alcachofra, a laranja amarga, a acerola, o maracujá, a cenoura, a clorela, entre outros.

Isso porque alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, contribuindo para a melhora do estado de saúde e bem-estar. Além disso, reduz o aparecimento de doenças. Os nutrientes têm o poder de turbinar a imunidade dos animais e ajudar a reduzir os riscos de várias doenças (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas de pelo e pelagem, ansiedade de separação, etc.).

Terapias naturais

Uma série de terapias naturais voltadas para melhorar a saúde, o bem-estar e prevenir os pets de doenças. O tutor pode escolher a que melhor se adapta às necessidades do cão.

Cinesioterapia: terapia pelo movimento que tem como objetivo prevenir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento e função.

Cromoterapia: utiliza as cores no tratamento de doenças. É uma técnica muito suave, mas intensa, que reequilibra a dinâmica natural da energia do organismo.

Ozonioterapia: o ozônio age como um antisséptico, anti-inflamatório, analgésico, modula o estresse oxidativo, melhora a circulação periférica, modula o sistema imunológico, a oxigenação, estimula a cicatrização e a epitelização.

Reiki: técnica de imposição de mãos com intenção de cura. O terapeuta reikiano nada mais é do que um canal por onde essa energia cósmica passa para chegar ao indivíduo que está recebendo o tratamento.

Acupuntura: atua na cura de diversas doenças que não possuem tratamento na medicina convencional. Com a acupuntura pode-se alcançar um efeito analgésico muitas vezes melhor, mais intenso, muito mais duradouro e sem efeito colateral.

Enriquecimento ambiental

É fundamental construir um ambiente criativo para o pet dentro de casa. Somente assim o peludão poderá gastar energia de uma forma mais saudável.

Para os cães você pode oferecer bichinhos de pelúcia, de corda, aqueles que fazem barulho. Outra dica são os brinquedos inteligentes (que exigem alguma ação dos animais para oferecer uma recompensa, que pode ser um biscoito, por exemplo).


Equipe Botica Pets https://www.boticapets.com.br/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here