Autoestima é grande aliada no tratamento contra o câncer de mama

0
1223
Imagem: Livro Enfrentando o Câncer

Cuidados estéticos podem amenizar os efeitos colaterais da radioterapia e da quimioterapia, além de resgatar a autoconfiança do paciente, por isso a autoestima é tão importante no tratamento.

A cada ano surgem cerca de 25% de novos casos de câncer de mama. No Brasil, esse número sobre para 29%, sendo que a estimativa para 2019 é de 59.700 novos casos, dos quais apenas 1% se manifesta na população masculina, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA)¹.

Efeitos Colaterais

Entre as formas de tratamentos para o câncer mais agressivo está a retirada parcial ou total da mama, além de outros procedimentos menos invasivos como a radioterapia e a quimioterapia, que provocam diversos efeitos colaterais. Os dois tratamentos podem gerar um impacto negativo para a autoestima da paciente, que já precisa lidar com sentimentos como ansiedade, medo e incertezas.

Atualmente, indústrias de cosméticos, moda e beleza têm desenvolvido vários produtos destinados a mulheres que estão em tratamento ou recuperação do câncer de mama. Durante esse processo, as células mais atingidas são as de crescimento rápido como pele, unhas e cabelos, cujo efeito é bastante conhecido.

Para Marcia Pires, esteticista, bióloga, cosmetóloga e docente do Senac Vila Prudente, um recurso muito utilizado por mulheres em tratamento é a maquiagem. “A maquiagem é um recurso que pode contribuir de forma significativa para mulheres que querem elevar a autoestima. Com ela é possível disfarçar a perda de cílios, sobrancelhas e amenizar o tom de pele que fica abatida devido ao tratamento”, disse.

A docente destaca, ainda, que o cuidado da pele com cosméticos adequados é essencial durante o tratamento. “É muito importante que a paciente hidrate e nutra a pele para evitar o aparecimento de eczemas, dermatite, acne, ressecamento, irritação, coceira, manchas e sensibilidade ao sol, efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia. Um bom esteticista pode indicar os produtos adequados e contribuir para o tratamento da pele que, com o tratamento, se torna muito seca pela diminuição das barreiras protetoras”, disse  Marcia.

Para que o resultado seja eficiente, os cosméticos devem ser de preferência em forma de emulsões a base de óleos vegetais ricos em ômegas, baixa concentração ou isento de conservantes, tensoativos, corantes e fragrâncias, os chamados hipoalergênicos.

Outra dica que pode contribuir para a elevação da autoestima da paciente são as massagens, capazes de liberar os hormônios do bem-estar, eliminando o estresse e a ansiedade, assim como a drenagem linfática, que diminui o desconforto que muitas pacientes sentem na hora de caminhar, dormir e realizar algumas atividades do dia a dia, por exemplo.


Marcia Pires é esteticista, bióloga, cosmetóloga e docente do Senac Vila Prudente em São Paulo/SP.


Dica de leitura

É muito difícil não notar as consequências que o tratamento contra o câncer tem na aparência e na autoestima da paciente, mas com as informações corretas é possível enfrentar esse momento de maneira mais leve. O livro Enfrentando o câncer: cuidados com a imagem pessoal, escrito pela consultora de imagem Claudia García Peña, traz dicas de odontologia, prevenção do linfedema, nutrição, cirurgia plástica, cuidados estéticos, entre outras que poderão auxiliar a paciente antes, ao longo e depois do tratamento oncológico.

A Editora Senac apresenta nesta publicação indicações sobre como escolher uma peruca adequada a cada formato de rosto, como usar lenços, quais os cuidados necessários para ter a pele mais saudável, como se vestir para se sentir mais confortável e como fazer a maquiagem trabalhar a seu favor. Cuidar da aparência pessoal é também uma atitude que ajuda na luta contra a doença, uma vez que a paciente, gostando de sua imagem, se sentirá mais disposta a passar por esse difícil tratamento.

1 – Fonte de pesquisa: Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Link: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama


Enfrentando o Câncer

Ficha técnica:

Enfrentando o câncer: cuidados com a imagem pessoal

Autora: Claudia Garcia Peña é consultora de imagem. Suas experiências familiares a levaram a desenvolver uma consultoria especializada em oncoimagem, recurso encontrado para fornecer apoio e qualidade de vida às mulheres durante o tratamento de câncer. A autora participa de programas de rádio e televisão, é colunista em diversas revistas e sites de saúde, ministra palestras e atua ativamente em associações e grupos de apoio a pessoas com câncer.

Páginas: 140

Preço: R$ 54

Editora Senac São Paulo: www.livrariasenac.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here