As mulheres da CIA (Central Intelligente Agency) estão cada vez mais ganhando seus espaços. Em pleno mês das mulheres, o Estados Unidos da América nomeou uma mulher, Gina Haspel, para diretora da CIA, a primeira a ocupar o cargo.

Um patamar ocupado predominantemente por homens, todas as lideranças da agência de inteligência nunca foram ocupadas por mulheres. Visto isso, é um grande feito para o universo e luta feminina.

A ideia de manter apenas homens neste tipo de poder, é por achar que as mulheres não são capazes de separar suas emoções. Se há uma situação conflituosa que envolve os sentimentos, partem do princípio que elas não poderão tomar a decisão certa.

É por isso que a ex-agente Karen Cleveland, em Preciso Saber – entre o amor e a lealdade, relata a história de uma agente, que se encontra em um conflito entre sua vida pessoal e seu trabalho. Descobre que dorme com o inimigo do Estado e terá que tomar a atitude correta. A narrativa mostra uma mulher dividida entre seu grande amor e a lealdade ao seu país, que acaba de forma surpreendente.

Para contemplar o quadro de mulheres na agência, em reportagem à Folha de S. Paulo, Valerie Plame, uma conhecida ex-agente da CIA, disse: “Na cultura popular, as mulheres agentes são em geral ou altamente sexualizadas ou altamente belicosas – ou usam vestidos justos ou usam suas armas. Mas na verdade, a principal arma de que você dispõe é seu intelecto”. Ela foi uma notável agente, expôs funcionários do governo de George W. Bush, em 2003, um grande escândalo político.

Na ficção ou na vida real, as mulheres são extremamente capazes de fazer parte de quadros estratégicos com resultados qualitativos em grandes agências de inteligência.


Capa do livro

Preciso Saber – entre o amor e a lealdade

  • FICÇÃO
  • ISBN: 978-85-422-1241-9
  • Formato: 16×23 cm
  • Páginas: 304
  • Preço: R$ 44,90
  • Editora Planeta

Sobre a autora: Karen Cleveland é uma ex-analista da CIA, formada na Trinity College de Dublin e em Harvard. Vive no norte do estado da Virginia, nos EUA, com o marido e os dois filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *