Livro ajuda a identificar e a vencer a depressão

0
1322
Atravessando os vales da depressão – 40 passos para retomar o entusiasmo pela vida

Obra informa e incentiva o leitor a vencer a depressão e deixar a inércia e a retomar a alegria e a energia.

O livro “Atravessando os vales da depressão – 40 passos para retomar o entusiasmo pela vida”, do psicanalista Augusto Goldoni, que decidiu escrever o livro devido à demanda clínica, com o objetivo principal de oferecer informações de modo didático e prático. Em seu consultório, na Zona Sul de São Paulo, o psicanalista recebe diversos casos de depressão, e, em época de crise, como a que estamos vivendo, esse quadro tem um aumento significativo. Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8% da população mundial padece desse mal. No Brasil, o número de pessoas com depressão chega a aproximadamente 12 milhões.

A presença de alguns aspectos relacionados a fatores físicos e comportamentais pode apontar a existência de um quadro depressivo com menor ou maior gravidade: baixa autoestima; falta de motivação; pessimismo; ansiedade; humor depressivo; tristeza profunda; cansaço extremo; mal-estar físico, entre outros. Além disso, há casos em que a depressão não desperta sofrimento aparente.

“Muitas pessoas não sabem se têm depressão clínica ou se estão apenas passando por um momento triste. Este livro vem para ajudá-las a refletir exatamente sobre seu estado psicológico. Não é um livro de autoajuda: é um livro para reflexão”, afirma o autor. Alguns questionamentos frequentes são esclarecidos na obra: a depressão é de fato uma doença ou somente um estado de espírito? Existe cura? É possível superá-la e reencontrar a alegria de viver? “Atravessando os vales da depressão” é uma ferramenta complementar para quem perdeu o entusiasmo pela vida, mas não dispensa o tratamento psicológico e psiquiátrico, se necessário. “Reflexão nunca é demais”, diz.

Apesar de a depressão ser mais comum do que se possa imaginar, o grau de preconceito e carência de informação por parte do público em geral ainda é assustador. “Pode parecer inacreditável, mas ainda tem gente que pensa que a depressão e o estresse são ‘frescura’”, comenta Goldoni.

Com uma linguagem fácil e acessível a todos os públicos, “Atravessando os vales da depressão” foi publicado para orientar as pessoas sobre a saúde psicológica, que é tão importante quanto a saúde do corpo, e para ajudar a resgatar a luz, a alegria de viver, para apresentar soluções para sair da inércia.


Ficha técnica do livro:

Capa do Livro

Título: Atravessando os vales da depressão – 40 passos para retomar o entusiasmo pela vida

  • ISBN: 978-85-356-4285-8
  • Páginas: 208
  • Ano: 2017
  • Idioma: Português
  • Formato: 12,5 x 18 cm
  • Código: 530824
  • Preço: R$ 25,30

Autor: Augusto Goldoni é psicanalista, consultor e escritor. Há vinte anos atua na área de promoção de saúde e relações interpessoais, desenvolvendo ações preventivas em diversas empresas pelo território nacional. Possui várias obras publicadas, entre elas “Estresse: como transformar esse terrível inimigo em aliado”.

Editora: Paulinas, referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural e religiosa, está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para sete Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do país, conferido pela Câmara Brasileira do Livro. www.paulinas.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here