Uma a cada quatro brasileiras viaja sozinha

0
1221

Pesquisa global revela o perfil da mulher que prefere explorar o mundo sem companhia.

Uma pesquisa revela os dados das Mulheres Viajantes, realizada com 9.852 usuárias em todo o mundo, sendo 671 brasileiras. Uma em cada quatro mulheres no Brasil viaja sozinha e planeja repetir a experiência de duas a quatro vezes nos próximos 12 meses.

Entre os principais motivos para pegar a estrada sem companhia estão a liberdade de escolher o que querem fazer (65%) e a falta de tempo e/ou recursos financeiros de amigos e familiares (30%) para embarcarem com elas. O estudo ainda revela que, para as brasileiras, viajar sozinha ajuda a ganhar mais independência (50%), mais confiança (52%) e a aprender mais sobe outras culturas (51%).

No mundo, as australianas e britânicas estão entre as viajantes mais independentes, com 81% afirmando que planejam viajar sozinhas neste ano.

mulher-viagem1Perfil de quem embarca sozinha

Ler avaliações online em sites de viagens especializados é o principal recurso usado pelas brasileiras ao planejar viagens solo (93%). Elas também estão em busca de bons negócios online para escolher a estadia – 61% delas comparam preços e efetuam a reserva em sites de viagens.

Itens que pesam na hora de decidir o hotel: avaliações positivas (90%), localização e preço (75%). Para elas, conforto (36%) e segurança (30%) na hora de dormir são essenciais – e as redes de hotelaria internacional têm preferência. Destinos nacionais são os preferidos para viagens sozinhas, porém a Europa é a queridinha no exterior.

Quando perguntadas sobre as precauções que costumam tomar quando estão sozinhas, segurança é o principal tópico. A maioria diz evitar lugares desertos (61%) e procura não se comportar como um turista típico (45%).

As atividades favoritas dessas brasileiras são atrações culturais (88%) gastronomia local (70%) e compras (48%).

caminhandoViajando com as amigas

Além de conhecer o mundo sozinha, as mulheres também gostam de viajar com outras mulheres. De acordo com a pesquisa, 66% das brasileiras viajam constantemente apenas com amigas ou familiares do sexo feminino, seja por terem os mesmos gostos (57%) ou para se reaproximarem (51%). Quando viajam em grupo, elas preferem: explorar novos destinos a cada viagem (95%) e viajar para o exterior e conhecer locais exóticos (67%). Apesar de gostarem de experiências customizadas (42%), elas não estão em busca de luxo (84%).

“Mulheres em todo o mundo estão planejamento e reservando suas férias como querem, para onde querem e com quem elas querem”, disse Blanca Zayas, porta-voz do TripAdvisor no Brasil. “Aquelas que buscam informações para viajar sozinha podem encontrar muitas dicas no Fórum do TRipAdvisor, há um tópico dedicado ao tema que inclui assuntos como segurança e destinos mais aconselhados para aqueles que querem explorar o mundo sem companhia”, complementa.

A pesquisa foi realizada no ano de 2015 com 9,852 mulheres da Austrália, Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Espanha, Rússia e Ásia.


Blanca Zayas é porta-voz do TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo e ajuda turistas a planejarem e reservarem a viagem perfeita. Traz dicas confiáveis de viajantes e inúmeros recursos de planejamento, além de contar com links para as ferramentas de reserva que pesquisam centenas de sites para encontrar os melhores preços de hotéis. O TripAdvisor também inclui o TripAdvisor for Business, um setor que se dedica a divulgar à indústria turística o acesso aos milhões de visitantes mensais do TripAdvisor.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here