7 tratamentos faciais para ter uma pele mais saudável

0
403
Imagem: kennysclub / shutterstock

Os procedimentos estéticos recomendados para sua pele ficar mais saudável no verão e como eles podem ajudar a ficar ainda mais bonita!

As temperaturas sobem dia após dia e as idas à praia se tornam mais frequentes: é o verão que está chegando! Embora a preocupação com o corpo aumente nesta época do ano, também não podemos descuidar dos cuidados com a pele.

Afinal, nosso rosto estará ainda mais sujeito aos malefícios do sol, que pode causar manchas, ressecamento e sinais do envelhecimento. Ao mesmo tempo, nem todos os tratamentos estéticos são adequados para essa época do ano, justamente por causa da radiação.

Selecionamos 7 tratamentos faciais que podem ser feitos no verão e que vão ajudar sua pele a ficar mais bonita e saudável nessa estação.

1 – Limpeza de pele

A limpeza de pele é um tratamento facial que não só pode como também deve ser feito no verão. Com o aumento das temperaturas, aumenta também a produção de suor e de óleo, o que favorece a formação de cravos e espinhas. Por isso, a limpeza de pele se torna ainda mais importante nesse período, já que esse tratamento ajuda a desobstruir os poros, remove as células mortas e elimina resíduos localizados em camadas mais profundas.

Vale lembrar que o uso do protetor solar é indispensável depois da limpeza, pois a pele fica ainda mais sensível à radiação.

2 – Radiofrequência facial

A radiofrequência é uma técnica que estimula a produção de colágeno e combate os sinais do envelhecimento de forma segura, indolor e não invasiva, ideal para ser feita no verão. Quando aplicado ao rosto, este tratamento visa principalmente o combate à flacidez por aumentar a firmeza e a sustentação dos tecidos. Como efeitos secundários, ele permite corrigir a perda do contorno facial e ainda ajuda a suavizar rugas e linhas de expressão.

Além disso, por também agir nas células de gordura, a radiofrequência facial contribui para o tratamento da papada.

3 – Botox

Um dos tratamentos faciais mais famosos, o Botox é a técnica ideal para suavizar as chamadas rugas dinâmicas, que são aquelas que surgem conforme nossas expressões faciais – como os pés de galinha e os vincos ao redor da boca.

Esse procedimento estético também pode ser feito sem maiores problemas no verão, pois os resultados não são prejudicados pela exposição solar. Entretanto, é necessário evitar tomar sol logo após o tratamento e enquanto houver eventuais manchinhas arroxeadas (formadas caso a agulha atinja algum vasinho) para que elas não se tornem permanentes.

4 – Preenchimento facial

O preenchimento facial consiste na aplicação do ácido hialurônico para corrigir sulcos como o bigode chinês (não tratável com o Botox), nivelar olheiras profundas, aumentar o tamanho dos lábios e repor o volume perdido com o passar do tempo, como nas bochechas e queixo.

Não há contraindicações para esse tratamento estético no verão, porém, assim como acontece no Botox, é necessário evitar a exposição solar e caprichar no uso do protetor enquanto houver inchaço e manchinhas roxas na pele.

5 – Peeling químico

O peeling químico consiste na aplicação de substâncias ácidas na pele para promover uma descamação, o que permite a eliminação das células mortas, a tonificação da cútis e a regeneração do tecido, que terá uma aparência mais jovem e saudável.

Porém, como a pele nova é muito mais sensível, o ideal é recorrer ao peeling superficial, que provoca uma descamação suave e tem uma recuperação rápida.

De qualquer maneira, um dos principais cuidados depois desse tratamento estético é investir no protetor solar e evitar a exposição até a pele estar totalmente recuperada.

6 – Microagulhamento

O microagulhamento é um tratamento facial que consiste em fazer pequenas perfurações na pele com auxílio de um rolo equipado com cerca de 200 agulhas muito finas.

A partir das perfurações, a pele dá início ao processo de cicatrização e aumenta sua produção de colágeno e elastina, as fibras que conferem sustentação e elasticidade. Dessa forma, o procedimento deixa a pele mais firme e renovada.

Além disso, o microagulhamento estimula a formação de novos vasos sanguíneos na região tratada, aumentando o aporte de oxigênio e nutrientes. Tudo isso aumenta a qualidade da pele e melhor a sua saúde.

Assim como acontece nos outros tratamentos, é necessário proteger a pele do sol, pois ela estará mais sensível aos efeitos da radiação.

7 – Sculptra

O Sculptra é um procedimento que consiste na injeção de ácido polilático, uma substância bem aceita pelo organismo, com a finalidade de estimular a atividade dos fibroblastos – as células responsáveis pela produção do colágeno. O efeito imediato do Sculptra é um leve inchaço que acaba sendo interpretado como uma espécie de lifting, mas ele é apenas temporário.

Contudo, cerca de dois meses depois do procedimento – tempo necessário para a maturação do colágeno –, os resultados verdadeiros podem ser percebidos, incluindo o combate à flacidez, a melhora do contorno facial e a atenuação de rugas e sulcos.

O tratamento é rápido e não demanda que a pessoa se afaste de suas atividades, mas é preciso proteger a face do sol enquanto houver edema ou manchas arroxeadas nos locais de aplicação.

Em todos esses tratamentos estéticos faciais, o uso do protetor solar é indispensável para prevenir a formação de marcas permanentes ou para evitar que o novo tecido seja prejudicado pela radiação.

Por isso, se você pretende ir à praia ou à piscina, vale a pena conversar em uma clínica de cirurgia plástica ou dermatologista de confiança para poder deixar sua pele mais bonita e saudável ao mesmo tempo em que você aproveita o verão com toda a segurança.


Dra. Luciana Pepino é cirurgiã plástica. www.lucianapepino.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here