Planejando afinar o rosto como as famosas?

0
1739
Imagem: Toda Comunicação

O Brasil é conhecido mundialmente por suas mulheres lindíssimas. O povo brasileiro é considerado um dos mais vaidosos do mundo, além de, atualmente, ocuparmos as primeiras posições nos rankings globais de consumo de cosméticos.

Em termos de cirurgia plástica no rosto e no abdômen, como a rinoplastia e a lipoaspiração, o Brasil já desbanca, inclusive, os Estados Unidos. No entanto, um procedimento que vem sendo muito utilizado pelas atrizes hollywoodianas, mas que ainda engatinha no Brasil, é a bichectomia.

Bichectomia é uma intervenção cirúrgica que retira total ou parcialmente as duas bolsas de gordura presentes em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de bolas de Bichat. De caráter puramente estético, esse tipo de cirurgia plástica, tem o intuito de afinar a parte de baixo da face e queixo, e também realçar as maçãs do rosto. Celebridades conhecidas por aderirem a esse procedimento são Angelina Jolie, Megan Fox e Kim Kardashian.

O cirurgião buco-maxilo-facial, Dr. Bruno Chagas, alerta para os cuidados específicos que essa cirurgia requer: “Assim como todo procedimento cirúrgico, há uma série de precauções, principalmente para o pós-operatório. No entanto, a Bichectomia tem algumas especificidades”.

1 – Utilização de faixa compressiva “Além de conter o edema e prevenir hematomas, faz o tão desejado contorno facial”.

2 – Aplicação de gelo. “O gelo deve ser aplicado ao final do procedimento. Neste momento, como haverá grande quantidade de mediadores químicos para uma inflamação e reparo tecidual, o gelo atua como vasoconstritor, promovendo até mesmo a hemostasia”.

3 – Utilização de medicação. “Tudo o que for prescrito pelo médico, tem por objetivo diminuir a dor e prevenir infecção. Sempre cumpra o horário dos medicamentos”.

4 – Evite esforços com os músculos da face (mímica, fala e mastigação).

5 – Repouse em uma posição de 90 graus, ou seja, dois travesseiros nas costas, nunca deite 180 graus.

6 – Siga a dieta prescrita pelo seu cirurgião.

7 – Faça ao menos 6 sessões de drenagem facial. “Sempre com um profissional especialista em pós- cirúrgico”.

A Bichectomia não é indicada para todo mundo “Se a pessoa já tem o rosto fino, essa cirurgia pode dar uma aparência mais envelhecida, principalmente se a retirada das bolas de Bichat for total. Ela é indicada somente para quem tem o rosto mais cheinho e bochechas protuberantes, e ainda assim, não é muito indicado que sejam retiradas totalmente, para não causar arrependimento”.


Dr. Bruno Chagas é cirurgião buco-maxilo-facial do Centro de Deformidades da Face do Rio de Janeiro (CDF Rio).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here