Fungos e bactérias presentes na boca podem se proliferar e agravar problemas de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre as doenças que mais geraram óbitos na população brasileira nos últimos anos estão as doenças do coração, do aparelho circulatório, digestivo e diabetes. E embora estejam relacionadas ao estilo de vida das pessoas, o que quase ninguém sabe é que é possível amenizar os efeitos destas doenças, na cadeira no dentista. Tendo este profissional como aliado no tratamento.

De fato, a saúde começa pela boca. E se os cuidados com boca, gengiva e língua não estiverem em dia, os fungos e as bactérias naturais dessa região, podem se proliferar, chegando inclusive a atingir outros órgãos. “A saúde bucal é forte aliada na prevenção e no diagnóstico de doenças. Através de modernos tratamentos e de cuidados simples podemos descobrir alguns problemas e evitar que outros se agravem” – pontua o cirurgião dentista Helio Cano.

É sempre bom destacar, por exemplo, que pessoas diabéticas possuem mais chances de desenvolver doenças gengivais, o que pode ocasionar na perda de dentes e destruição óssea. Já os pacientes com câncer de cabeça e pescoço são mais propensos a ter problemas secundários como mucosite (pequenas aftas na parte interna da boca). Além destes exemplos, os problemas de gengiva também podem afetar mulheres gestantes, estimulando o trabalho de parto e contribuindo para o nascimento de bebês prematuros. Por estes e outros motivos, é importante manter a saúde bucal sempre em dia.

Vale destacar que o atendimento odontológico pode resolver o problema pela raiz ou funcionar de maneira paliativa, sendo um importante aliado ao tratamento convencional. A questão é:  nunca negligenciar os cuidados com a saúde bucal, deixando a visita ao dentista em segundo plano e acreditando que este profissional só se faz necessário quando a dor já se instalou. Até porque, depois deste momento, ela pode ser agravada se não houver o cuidado necessário”.


Dr. Hélio Cano é cirurgião dentista, especialista em prótese e reabilitação oral e membro da ADA (American Dental Association) e do Grupo QS (Qualidade em Saúde). Possui pós-graduação em implante, odontologia estética e lentes de contato. É também diretor clínico e idealizador da Presence Odontologia. www.presenceodontologia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *