Fatores que causam o desgaste dos dentes

0
173
Imagem: Getty Images

Alguns fatores que causam o desgaste dos dentes, roer ou mastigar objetos e abrir embalagens com os dentes, podem causar sérios danos à estrutura dental.

Pouca gente sabe, mas muitas manias e até alimentos causam o desgaste dos dentes e podem ser responsáveis por erosão e até fraturas dentais. De acordo com o cirurgião-dentista Rafael Puglisi, só o fato de mastigar naturalmente, já desgasta os dentes – mas isso, obviamente, ao longo de muitos anos. Porém, roer ou mastigar objetos como tampa de caneta, palito e abrir embalagens com os dentes, pode não só desgastar precocemente, como também causar sérios danos à estrutura dental.

“Roer objetos pode danificar muito os dentes, pode até quebrar um dente. Isso é um alerta vermelho, não devemos fazer isso de jeito nenhum”, é muito comum os pacientes apresentarem problemas como fraturas, devido a essas manias que adquirimos com o tempo, principalmente quando ainda crianças.

Além dessas manias que podem causar sérios danos à estrutura dental, também existe o problema de desgaste causado pelo bruxismo e até de fraturas dentárias ocasionadas por alimentos muito duros ou ácidos. “Outros fatores que causam o desgaste excessivo é o bruxismo, o uso excessivo de vinagre e alimentos muito ácidos, que causam erosão dental”.

No caso do bruxismo, o paciente nota que os dentes estão desgastando, devido a alguns sintomas. “Ele acorda com dor de cabeça, e começa a ter sensibilidade nos dentes durante o dia, sente também sensibilidade nos dentes quando machuca, quando morde e mastiga”.

Portanto, é recomendado parar com as manias de roer objetos e ter muita precaução na hora de comer algo que exige um esforço extra de mastigação, como castanhas e outros alimentos mais duros, além de balas, que as pessoas costumam quebrar ao morder. Já em relação ao bruxismo, que pode estar relacionado às questões físicas e também psicológicas, Rafael indica procurar um dentista para avaliar o melhor tratamento.

A toxina botulínica é indicada para o tratamento do bruxismo no consultório dentário. “A aplicação é uma forma de paralisar o músculo do masseter de forma involuntária. Outra indicação é fazer o uso de placa acrílica na parte da arcada superior à noite para dormir”.


Dr. Rafael Puglisi é cirurgião-dentista e atua como coordenador clínico e de planejamento digital oral. Ele também é diretor do departamento de pesquisas do Instituto Odontológico Guy Puglisi, o IGP. Apaixonado por sorrisos, buscou a especialização em odontologia estética, adquirindo o domínio de inovadoras técnicas de próteses em cursos no exterior.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here